
Manaus, AM – Nesta quinta-feira, 1º de outubro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro Puraquequara, zona Leste.
O prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, conduziram a cerimônia de inauguração às 8h30, na base localizada na rua Diacui, Puraquequara, próximo à caixa d’água.
A nova base irá contar com plantões de 24h e equipe formada por um condutor e um técnico socorrista. “Avaliamos a necessidade de instalação de uma unidade no extremo da Zona Leste e nos dedicamos para conseguir colocar a base neste ponto da cidade”, comemora Homero de Miranda Leão, ao ressaltar o investimento na cobertura de assistência de urgência na Zona Leste.
Uma ambulância de suporte básico dará o apoio para a equipe no transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local ou durante transporte até o serviço de destino, como informou o gerente SAMU em Manaus, Ruy Abrahim.
“É importante atentar para os casos em que o SAMU deve ser acionado. Ligações enganosas para o SAMU 192, os chamados trotes, dificultam a prestação do serviço, impedindo ou retardando outros atendimentos realmente urgentes e ainda é crime”, alerta Abrahim.
O serviço SAMU 192 está disponível para atender chamadas de pessoas problemas cardíacos e ou respiratórios; intoxicação, traumatismo ou queimadura; quadros infecciosos; maus tratos; trabalhos de parto; tentativa de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
Amazonianarede-Semcom