Prefeitura forma 86 servidores em Administração Pública

09-09pmmA Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta segunda-feira, 8, a formatura de duas turmas de graduação no Curso Sequencial de Formação Específica em Administração Pública Municipal, oferecido sem custos para os servidores.

O curso foi promovido pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Do curso, saem 86 profissionais habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, sendo 57 somente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo a representante do órgão no evento, a subsecretária municipal de Administração e Planejamento da Semsa, Lucilene Bezerra, ver 57 servidores da secretaria formados em nível superior é um orgulho para os gestores da Saúde.

“Acompanhei de perto o início do projeto. Levamos um susto porque o número de inscritos superou a expectativa, demonstrando o grande interesse dos nossos funcionários em ter uma graduação. Quero agradecer a dedicação de todos, porque sei que não foi fácil conciliar o trabalho com os estudos, mas essa vitória tem que ser muito comemorada, ainda mais neste dia 9 de setembro, que é Dia do Administrador”, enfatizou.

A auxiliar administrativa da Semsa, Edinilza Medeiros, que trabalha há 22 anos no Fundo Municipal de Saúde, como estatutária, disse que realizou o sonho de ter nível superior. “São tantas emoções com esse curso, pelo sacrifício.

Nunca tive a oportunidade de fazer nível superior, e quando tive a chance, fiz o vestibular e fui aprovada entre os 100. No dia em que eu soube que fui aprovada, nem acreditei. Há 25 anos eu terminei o Ensino Médio e vi o quanto é difícil e importante o nível superior porque eu reabri a minha mente. Senti um pouco de dificuldade, pois tinha me acostumado com a rotina do dia a dia. Agora, vou juntar a minha experiência profissional com a prática e a teoria do curso. Estou muito feliz”, comemorou.

A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, ressaltou que todos os profissionais foram formados com perfil mais inovador e empreendedor, como hoje o mercado exige. A colação de grau dos alunos aconteceu no Auditório Eulálio Chaves, no setor sul do Campus da Ufam, e foi coordenada pelo reitor em exercício, Hedinaldo Lima. O prefeito foi representado pelo subprocurador geral do Município, Rafael de Oliveira.

Para Luiza Rebelo, as habilidades adquiridas com a graduação se refletirão não somente na vida profissional do servidor público, mas também na qualidade do atendimento prestado à população. “Ganha o município, que terá servidores mais capacitados para o desempenho de suas funções e a população, que poderá usufruir de serviços mais qualificados, oferecidos com maior eficiência e eficácia. Ganha também o servidor, que com uma formação de nível superior específica na sua área de atuação, se sentirá mais capaz e prestará melhores serviços”, ressaltou.

Segundo a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, a graduação é uma formação em alto nível, proporcionada pela Prefeitura de Manaus aos recursos humanos do município. “Os servidores do quadro efetivo agora têm oportunidades maiores de crescimento”, avalia.

O diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, Sylvio Puga, conta que a universidade foi procurada pela prefeitura para a parceria nesta graduação e imediatamente aceitou a demanda. “A Ufam está retornando para a sociedade manauara o que se espera dela. Isto é, profissionais da mais alta capacitação para atuar no serviço público municipal”. O curso foi coordenado pelo professor Paulo Medeiros, com o apoio operacional da professora Jean Serrão, profissionais da Ufam.

O sonho da graduação

A funcionária pública Christiane Araújo Régis diz que a formação é um divisor de águas em sua vida. “Essa parceria entre a Ufam e a Prefeitura de Manaus realizou o meu maior sonho: concluir o ensino superior. É um marco para mim. O acréscimo não foi só em conhecimentos. Foi na vida pessoal também, através do convívio com os colegas e professores”, declarou a aluna, emocionada.

O curso de graduação em Administração Pública teve duração de três anos e é composto por módulos sequenciais. As aulas foram ministradas na sede da Espi. Os estudantes foram selecionados através de vestibular.

Na segunda quinzena de setembro os graduados começam a segunda etapa para obter o certificado de bacharel em Administração. O curso de complementação, com duração de um ano, acontece nas dependências da Espi.

Fonte: Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.