Prefeitura faz “Banzeiro Cultural”

(Fotos: Altemar Alcântara)

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, com shows, exposições fotográficas e de artes plásticas, a programação de eventos do Banzeiro Cultural, em comemoração aos 344 anos de Manaus.

As atividades são realizadas nos espaços culturais, galerias e teatros da cidade. A culinária amazônica também ganhou destaque com o circuito gastronômico. As apresentações serão exibidas até amanhã com acesso gratuito em todos os locais.

Hoje, dando sequências as atividades, o historiador Francisco Gomes, vai ministrar uma palestra, entre as 14h e 16h, na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, no Largo do São Sebastião, no Centro, sobre a história de Manaus. Quem preferir conhecer um pouco mais sobre a história da cidade pode visitar a exposição que também está em exibição na biblioteca. No Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICEBEU), na Avenida Joaquim Nabuco, o público pode aproveitar para visitar a exposição do artista plástico Sérgio Cardoso.

Quem prefere a música, a pedida é a apresentação instrumental do Mezatrio, que acontece a partir das 20h, no Café Teatro, na Avenida Sete de Setembro, também, no Centro. Ontem à noite, quem se apresentou foi a banda Sinon. Eles animaram o público com o bom Pop Rock nacional e internacional. O baixista da banda, Marcelo Valle, destacou que foi uma experiência grandiosa poder participar do circuito e homenagear a cidade de Manaus por meio da música.

O Teatro Amazonas, também será palco para as apresentações do Banzeiro Cultural. Hoje, a partir das 20h, ele cederá seu palco para a apresentação da Orquestra Experimental da Amazônia Filarmônica. Amanhã, quem ocupa o espaço é a Orquestra da Câmara do Amazonas, onde as crianças e os jovens do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro farão suas homenagens à cidade de Manaus.

Circuito Gastronômico

Não são somente os artistas dos palcos que participam do Banzeiro Cultural. Os mestres da culinária amazônica, também fazem suas homenagens à cidade. Ao todo, oito restaurantes especializados na cozinha regional participam das atividades, entre eles, a Casa da Pamonha, na Rua Barroso.

A empresária Elzira Martimiani destacou que até o próximo dia 23, os restaurantes participantes estão oferecendo seus pratos regionais a preços promocionais. Segundo ela, alguns restaurantes criaram pratos exclusivos para homenagear Manaus. “Aqui nós resolvemos homenagear a cidade, dando nome de uma artista plástico a um dos nossos pratos”, comentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.