Prefeitura estará com Mil Mães Amamentando na Ponta Negra

24-11maeManaus – A Ponta Negra será palco nesta terça-feira, 25, de um grande “mamaço”, a partir das 16h, do projeto Mil Mães Amamentando.

A ideia é reunir mais de mil mulheres em fase de aleitamento materno e seus respectivos bebês. O evento, organizado pela Prefeitura de Manaus, faz parte do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e do III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), que será realizado pela primeira vez na capital do Amazonas.

A programação dos dois encontros teve início nesta segunda-feira, 24, na Universidade Paulista (Unip), com a realização de 15 cursos abordando os temas Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. “Os dois eventos terão continuidade até a próxima sexta-feira, 28, reunindo quase três mil participantes, profissionais de saúde, palestrantes e acadêmicos, de diversos estados brasileiros”, informa o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

O secretário alerta ainda para a importância da participação das mulheres durante o Mil Mães Amamentando, iniciativa que teve início nos Estados Unidos, em 2002, e que no Brasil é realizado a cada dois anos em diferentes cidade, tendo o objetivo de agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas e incentivando o aleitamento materno. “O projeto também é uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância da amamentação para a saúde da criança”, explica.

O Enam/Enacs são dois eventos realizados por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Este ano, os dois eventos estão abordando o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”.

A coordenadora da Rede IBFAN Brasil, Rosana Divitiis, explica que a intenção é reunir profissionais de saúde, acadêmicos e representantes de entidades de apoio à amamentação para discutir a importância das ações de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses. “Os cursos e palestras que serão realizados durante o Enam/Enacs estão voltados para garantir o direito à amamentação para as mães e as crianças. Um dos focos é a capacitação em manejo clínico da amamentação para que os profissionais estejam preparados para oferecer apoio qualificado às mães no momento da amamentação”, informa Rosana Divitiis.

Uma das participantes é a enfermeira Ilda Ribeiro, do município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que veio a Manaus para participar de toda a programação do Enam/Enacs, com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre amamentação e alimentação complementar saudável. “Além disso, aqui em Manaus existe uma variedade riquíssima de alimentos regionais que eu nunca ouvi falar e que é importante para os profissionais de saúde conhecerem. Atendo na minha cidade mães de várias regiões do país, inclusive da região Norte, e que muitas vezes querem esclarecimentos sobre se podem oferecer alguma alimento de origem amazônica para a criança depois dos seis meses de vida. Por não conhecer esses alimentos, não tenho como orientar essa mulher e por isso é importante que exista esse intercâmbio entre profissionais de todo o Brasil”, destaca Ilda Ribeiro.

A abertura oficial do Enam/Enacs será realizada no dia 26 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a partir das 8h, com uma conferência abordando o tema “A política nacional de atenção integral à saúde da criança e o aleitamento materno”, tendo como conferencista Paulo Vicente Bonilha de Almeida, representante do Ministério da Saúde. A programação oficial do Enam/Enacs segue até o dia 28 de novembro com uma série de mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentação dos 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e dos 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.

Foto: Rodemarques Abreu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.