A Prefeitura de Manaus está apoiando o projeto “Parada limpa, esse papel também é seu”, desenvolvido por alunos do curso de Marketing da Uninorte no Centro da cidade.
A iniciativa tem como foco ações de limpeza, reordenamento e requalificação de duas paradas de ônibus que funcionam por trás do Hospital Beneficente Portuguesa, na avenida Joaquim Nabuco. Juntas, as duas recebem 44 linhas do sistema de transporte coletivo da cidade.
A ação será desenvolvida em duas etapas: a primeira começa às 23h30 da noite desta sexta-feira, 07, com a concentração das equipes de trabalho no prédio da Secretaria Municipal do centro (Semc), localizado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com Rua 24 de Maio. À meia-noite, após o encerramento do trânsito dos ônibus do sistema de transporte coletivo, os trabalhos iniciam nos dois pontos. A área será totalmente lavada e as paredes serão lixadas, recebendo pintura base. As telhas quebradas das paradas serão todas repostas e a iluminação refeita.
Diversas secretarias da prefeitura estão envolvidas na ação, oferecendo material e suporte, mas a mão de obra é 90% de alunos da Uninorte.
No sábado à tarde, inicia a segunda etapa da ação. Em cima da pintura base, muros serão grafitados com pinturas que remetem à Manaus Antiga e a conscientização ambiental. As lixeiras e as paradas de ônibus também vão ser pintadas e adesivadas. Os Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), vão estar juntos na ação, incentivando as pessoas a aderirem ao projeto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vai distribuir mudas de árvores frutíferas e de plantas ornamentais.
Também estão inseridas na ação a SMTU, Seminf, Semasdh, Guarda Municipal e Manaustrans. A ação conta também com o apoio do Hospital Beneficente Portuguesa e da Policia Militar.
O secretário municipal do Centro, Glauco Francesco, explicou que a ação de sábado não vai atrapalhar o movimento de usuários do transporte coletivo. Todas as linhas já foram comunicadas e, em um primeiro momento, uma das paradas será fechada para receber os reparos. Quando estiver pronta, será liberada para os usuários e a outra será interditada para receber a ação.
O projeto dos alunos de Marketing nasceu de uma proposta curricular de desenvolver uma ação de cidadania no entorno da Uninorte para que desperte maior consciência com o patrimônio público e com o destino correto do lixo. Estão no foco da ação moradores da área, usuários dos pontos de ônibus, trabalhadores e alunos da própria faculdade e escolas do entorno.
Como parte da proposta, 28 camelôs que atuam nessa área já passaram por cursos de manipulação de alimentos e gestão de negócios, através do Sebrae e Sesi. No dia 23 de outubro, cerca de cem alunos realizaram uma caminhada da Praça da Polícia até a Praça do Congresso, recolhendo o lixo jogado nas ruas e chamando a atenção da população para a necessidade de uma consciência ambiental mais responsável.
Fonte: Semcom