Prefeitura de Manaus combate exploração de Crianças e Adolescentes nas embarcações

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) está presente na “Operação Parintins 2013”, coordenada pelo Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil para fiscalizar e vistoriar os barcos que partem de Manaus com destino ao Festival Folclórico que acontece nos dias 28,29 e 30 de junho em Parintins (AM), tendo como meta o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil.

Técnicos da Semasdh trabalham para identificar crianças e adolescentes que viajam sem liberação dos pais ou sem a companhia de um responsável credenciado pelo Juizado da Infância e do Adolescente. Segundo a Diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasdh, Gecilda Albano, cada embarcação que atraca na balsa da marinha é vistoriada por técnicos da secretaria.

“Nós verificamos todos os compartimentos a procura de crianças e adolescentes viajando em situação irregular e em risco de exploração sexual e de trabalho infantil”, explicou.

Até a madrugada desta terça-feira (25), oito crianças e nove adolescentes foram abordados, em um trabalho conjunto com os conselheiros tutelares. Elas retornaram a Manaus e os pais foram orientados a pegá-las no porto da Ceasa. “As que nós não conseguirmos entrar em contato com os responsáveis serão encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional Emergencial (SAIE)”, disse Gecilda Albano.

Os técnicos da secretaria abordarão todos os barcos, juntamente com a Marinha do Brasil. Além de fiscalizar a presença de crianças e adolescentes em situações de exploração sexual e de trabalho infantil, A Semasdh realiza um trabalho de conscientização dos passageiros, entregando panfletos e orientando-os a se unirem na defesa das crianças e adolescentes, participando através de denúncias ao Conselho Tutelar, Disque Direitos Humanos – 0800 092 6644 e Disque 100. A abordagem da Semasdh ocorrerá ininterruptamente, 24 horas por dia, durante todos os dias da operação.

(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.