A Prefeitura de Manaus realiza, nesta sexta-feira, 06, cerimônia de entrega do diploma de certificação aos mais de 600 trabalhadores que aderiram ao projeto Viva Centro Galerias Populares. A certificação é resultado da participação deles no Programa de Capacitação de Camelôs. O prefeito Arthur Virgílio Neto estará presente na solenidade, no auditório Nina Lins, Faculdade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, a partir das 17h.
Os cursos do Programa de Capacitação de Camelôs foram promovidos pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realizados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Estado. O Cetam vem apoiando a Prefeitura de Manaus no processo de capacitação dos trabalhadores do centro da cidade.
Com foco em empreendedorismo, foram oferecidos quatro cursos: “Atendimento ao Cliente”, “Gestão de Negócios”, “Empreendedorismo” e “Planejamento e Controle de Finanças”. “Buscamos alinhar a experiência dos camelôs no comércio, por meio de uma proposta pedagógica, a novos conhecimentos técnicos que vão ajudá-los a lidar com o novo negócio, agora como microempreendedores”, pontua a diretora geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo.
O primeiro curso teve início no dia 24 de março. Os temas, de acordo com a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da ESPI, Jeânia Bezerra, foram pensados visando sempre ao empreendedorismo. “Os novos conhecimentos adquiridos deverão influenciar positivamente a formação de empreendedores”, destaca.
Adequação ao conteúdo
Uma das principais preocupações da ESPI com o curso de qualificação e formação dos camelôs, segundo Jêania, foi a adequação do conteúdo. Segundo ela, a maioria dos participantes não tinha contato há bastante tempo com a sala de aula. “Eles foram trazendo as experiências que já possuíam no comércio e em cima das dificuldades encontradas por eles fomos adaptando o curso. O ideal é que esses sejam os primeiros de muitos cursos de qualificação desse segmento”, ressalta.
Parcerias
A capacitação dos camelôs é resultado de ação coordenada pela Secretaria Municipal do Centro (Semc) e Secretaria Extraordinária do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq).
Foto: Tácio Melo/Semcom