Prefeitura de Manaus atinge marca de mil Podcasts produzidos

28-07radioManaus – Utilizando linguagem de rádio na internet, os podcasts são, atualmente, uma das formas mais ágeis de se acompanhar informações e podem ser ouvidos em qualquer lugar e quantas vezes quiser. Em apenas um ano e meio, a Prefeitura de Manaus chegou à marca de mil podcasts produzidos pelo departamento de radiojornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação, Semcom, uma média de quase dois por dia.

O formato começou a ser desenvolvido e divulgado em janeiro de 2013, no início da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, e busca informar, por meio de uma mídia alternativa – o áudio na internet –, sobre ações e serviços realizados pelo poder público municipal, mostrando que o uso das redes sociais se mantém como prioridades ao longo de 18 meses de administração.

Envolvidos

Para a secretária municipal de comunicação, Mônica Santaella, o rádio deve ser sempre reinventado, e por isso a importância dos podcasts para a prefeitura de Manaus. “Como as pessoas estão muito conectadas hoje em dia, a aceitação dos nossos podcasts tem sido muito grande e se torna muito mais agradável ter uma matéria redondinha, com trilha, locução e entrevistas.”.

Por ser um formato radiofônico para a web, o produto possui diferenciações, como observa o jornalista Rômulo Araújo, responsável pelo projeto. “Como o rádio sempre foi um meio de comunicação muito popular e de grande alcance, então com essa junção de rádio e internet, um produtor como esse pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel e isso popularizou o formato”, explicou.

O radialista Augusto Pantoja, locutor oficial dos podcasts da Prefeitura de Manaus e que possui 40 anos de atuação no rádio amazonense, destacou que existem formas de locução para todos os meios de comunicação, assim como para a internet. “A internet tem uma capilaridade maior do que o rádio e a locução precisa ser um pouco mais vibrante”, observou ele.

Os podcasts são publicados na plataforma de áudio soundcloud e são repercutidos nas redes sociais, como facebook e twitter, como destacou o gerente de mídias sociais da Prefeitura, Victor Israel. “Por ser um produto para ouvir, é interessante observar que as pessoas curtem, compartilham, mas não comentam muito. Nós vemos a repercussão pelo número de visualizações que o áudio recebe”.

Em números

Até esta marca de mil produções em áudio, em julho de 2014, os podcasts já haviam recebido aproximadamente 50 mil acessos e são divididos em cinco tipos para melhor informar: reportagem, feito em maior quantidade, selecionados a partir das matérias enviadas, duram aproximadamente 1 minuto; ‘Fala Prefeito’, que utiliza basicamente trechos de falas do chefe do executivo municipal sobre importantes assuntos; Entrevista, com secretários; Boletim Municipal, lançado no início de 2014; E, mais recentemente, ‘Manaus Na Torcida’, feito especialmente para o período da Copa do Mundo.

Mesmo com todos esses formatos para comunicar ações e serviços da administração municipal, os dois podcasts que contabilizam mais acessos, até então, são iniciativas pioneiras. A primeira é uma reportagem especial, com diversos personagens, sobre a entrega do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O segundo, com diferença de poucos plays, é um edital para um concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizado em áudio. Só este conta com mais de 3 mil acessos e 125 downloads.

Pesquisa e Mercado

No estado do Amazonas é crescente o uso de podcasts como uma alternativa complementar para divulgação de matérias, não apenas institucionais como no caso da Prefeitura. Mas as próprias emissoras de rádio já começam a postar conteúdos, como entrevista e reportagem, separadamente em seus sites para serem baixados.

A radialista e pesquisadora amazonense Edilene Mafra, mestre e doutoranda em ciências da comunicação, estuda o rádio e sua junção na web e vê uma tendência de crescimento na utilização do formato. “Sei que é uma tendência forte e que é uma forma de observar o rádio flutuando pelos dispositivos móveis na era digital. Ele ganha as características de acordo com o público e com o segmento.”, destacou.

Ouça

Além de serem acessados na própria cidade de Manaus, os podcasts da prefeitura também possuem alcance nas principais capitais brasileiras e até mesmo em países como Estados Unidos, França e Holanda, como aponta estatísticas do próprio site. Para acompanhar os áudios produzidos pela Prefeitura acesse: http://www.manaus.am.gov.br/prefeitura/podcasts ou diretamente no facebook, twitter ou soundcloud da Prefeitura de Manaus.

Ouça o milésimo podcast, feito especialmente sobre o formato.

https://soundcloud.com/prefeiturademanaus/prefeitura-de-manaus-atinge-marca-de-mil-podcasts-produzidos-reportagemespecial01

Reportagem: Rômulo Araújo – Foto: Tácio Melo

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.