Prefeitura deve concluir no início da noite o trabalho na recuperação de trecho da Av. Torquato Tapajós

Prefeitura continua o trabalho na recuperação de trecho da Av. Torquato Tapajós

Manaus, AM – O transito continua complicado em parte da Av. Torquato Tapajós, devido a cratera que se abriu com a forte chuva que caiu ontem  de madrugada na capital amazonense e grandes congestionamentos tem ocorrido na área.

Equipes da Prefeitura trabalham com afinco ara recuperar a artéria, onde o  asfalto cedeu nas duas faixas, em frente ao Clube Municipal, sentido Centro/bairro. Equipes de diversas secretarias municipais e concessionárias trabalham no local o dia inteiro. A previsão de término dos serviços é às 9h desta quinta-feira (6).

O buraco surgiu próximo a um posto de gasolina, em frente ao Clube Municipal (sentido Centro/bairro). A cratera se estendeu por duas faixas. Para evitar a interrupção total da avenida, a Faixa Azul foi liberada para passagem de todos os tipos de veículos.

O reflexo da interrupção de parte da avenida foi sentido em várias outras zonas de Manaus, durante todo o dia. “Essa cratera causou congestionamento na cidade inteira. Peguei trânsito carregado de manhã e agora na volta para casa também. O jeito é ter paciência, fazer o que?”, questinou o motorista Carlos Silva, 41 anos.

O subsecretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), Antônio Peixoto, explicou que o tubo de aço não suportou a pressão do igarapé e se rompeu. A rede foi implantada na década de 80.

“Uma rede de drenagem, com um tubo [de aço] não suportou o volume de água. A pressão foi muito grande. Ele se rompeu e cedeu”, disse o sub-secretário.

Ele explicou que a grande quantidade de lixo trazido pela correnteza do igarapé obstruiu grande parte do tubo e contribuiu para o rompimento.

“O lixo acumulado impediu a passagem da água e a pressão aumentou. Iremos cortar o tubo, na parte que rompeu, retirá-lo e colocar um novo. Para somente depois aterrar e colocar o asfalto”, explicou.

Contudo, o trabalho é delicado, porque ao lado da rede passa uma tubulação de água da Manaus Ambiental e outra de telefonia.

“É um trabalho muito cuidadoso  e tem que ser feito com muita atenção e paciência. Porque não pode atingir as outras tubulações. Por aqui passam os cabos de fibra ótica que liga o Amazonas a Roraima. Se ele se romper, o estado pode ficar sem comunicação”, disse o secretário.

Cerca de 47 funcionários de várias secretarias estão trabalhando no local. A prefeitura informou que a parada em frente ao Municipal foi transferida, momentaneamente,  para o lado direito. O trabalho deverá ser concluido antes das 20 hs.

Amazonianarede-JAM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.