Prefeitura apoia grupos folclóricos de Manaus para resgatar tradições

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus vai apoiar as associações folclóricas que estão se preparando para as festas juninas deste ano. A garantia foi dada pelo prefeito Arthur Neto, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18) , no Palácio Rio Branco, no Centro de Manaus.

O prefeito explicou que o primeiro encontro serviu para que a Prefeitura tome conhecimento das principais necessidades dos grupos folclóricos existentes. Participaram da reunião representantes dos três bois-bumbás de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante e outros grupos. Ficou definido que as agremiações farão projetos que serão apresentados nas próximas semanas. O objetivo é resgatar a tradição que vem se perdendo nos últimos anos.

“O Festival Folclórico que acontece em Manaus é organizado pelo Governo do Estado, mas podemos organizar. Estive no último e percebi que muita coisa pode ser melhorado. Vi muitos cadeiras vazias e certo desinteresse do público. Precisamos resgatar as tradições. Estabelecemos um contato inicial para discutirmos nossa participação”, afirmou Arthur Neto.

Além disso, a Prefeitura de Manaus se comprometeu a auxiliar os grupos de forma financeira, estruturando convênios, e em temos estruturais, cedendo ônibus para que os brincantes possam se locomover durante as festas juninas. Os recursos, segundo Arthur, serão colocados à disposição das associações folclóricas com até 45 dias de antecedência, desde que todos os trâmites documentais, como prestações de contas, sejam respeitados.

À longo prazo, os grupos pediram a construção de uma casa para receber atividades folclóricas durante o ano, projeto que será estudado pela Prefeitura de Manaus.

“Já ficou estabelecido que vamos ceder ônibus para o transporte doa grupos. Eles ainda reivindicaram a participação deles no Conselho Municipal de Cultura e a construção de uma casa própria com auditório, lojas de souvenires e espaços para alocar seus acervos. Tudo isso será debatido. O Importante é não deixar essas associações morrerem”, assinalou o prefeito.

Novas reuniões devem ser marcadas nos próximos dias.

FOTO: MARINHO RAMOS / SEMCOM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.