Prefeito confirma reabertura da praia e faz recomendações

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto confirmou, na manhã desta quarta-feira, 15, que a Ponta Negra reabrirá neste domingo, 19. Ele esteve no local na manhã desta quinta-feira, 15, fez recomendações ao corpo de segurança e bombeiros que estarão na área e visitou as obras da segunda etapa, que deverá ficar pronta em dezembro deste ano.

A decisão da reabertura veio depois da divulgação do parecer técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atestando que os jacarés que transitam pela Ponta Negra não oferecem riscos aos banhistas.

“A recomendação que estou fazendo é que se abra no domingo, sim, mas que antes peguem os jet skis e façam uma ronda na água para ver como está a situação. O cuidado será permanente. Além disso, o coronel Fernando Farias, secretário do Gabinete Militar, está reforçando outras medidas de segurança”, afirmou o prefeito.

De acordo com Fernando Farias, a implantação de uma tela de proteção, que impede o acesso dos jacarés na área de balneabilidade da Ponta Negra, também não foi descartada pelo Município, que deverá abrir processo licitatório para aquisição do material.

“Reforçaremos a quantidade de lanchas para o monitoramento do Corpo de Bombeiros, tendo em vista que os jacarés estão em seu habitat e o que deve ser evitado é que os animais se aproximem da população. Caso algum jacaré seja avistado, o Corpo de Bombeiro está autorizado pelos órgãos competentes para fazer a captura e soltura do espécime em outro ponto do Rio Negro”, explicou o secretário do Gabinete Militar.

Ainda segundo Farias, a população também terá papel importante, respeitando as regras para uso da praia. “Como já foi divulgado, o banho é permitido somente até às 17h e as vistorias nos quatro pontos de acesso à praia continuarão funcionando para inibir a entrada de objetos de vidro ou cortantes e o consumo de bebidas alcoólicas por menores”, frisou.

Além do Gabinete Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e as secretaria municipais de Saúde (Saúde) e Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab), além do Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb) são responsáveis pelo funcionamento e segurança do Complexo de Esporte e Lazer da Ponta negra.

“Entendemos que chegou a hora de abrir a praia, estudando o que se fazer em definitivo, porque ano que vem teremos cheia novamente, para manter a praia segura caso eles (os jacarés) voltem a aparecer”, concluiu Arthur Neto.

Segunda etapa

O prefeito também visitou as obras da segunda etapa da Ponta Negra, previstas para serem entregues em no dia 24 de dezembro deste ano. Além da passarela de interligação do passeio inferior com o calçadão superior, continuação da praia perene, banheiros e mirante, que já estão com 35% dos trabalhos concluídos, a Prefeitura estuda a construção de outros espaços turísticos por meio da Parceria Público-Privada (PPP).

Entre as novidades está a construção de um heliponto, que poderá ser explorado pelo investidor com passeios turísticos e também servirá para o socorro rápido da população no caso de algum acidente; a criação de uma marina, que guardará de maneira segura os barcos que quiserem atracar na Ponta Negra sob o pagamento de uma taxa de permanência; e a construção de cinco restaurantes, sendo dois próximos ao mirante e cinco no calçadão.

“Estou muito entusiasmado, porque as obras da segunda etapa, conforme o projeto original, estarão prontas no prazo. Agora vamos correr para que os outros projetos estejam prontos também na mesma data. Vou começar agir junto aos empresários para que acreditem na gente, mostrar que podem ganhar dinheiro de maneira lícita ao mesmo tempo em que nos ajudam a construir um belo espaço de lazer e turismo para cidade”, finalizou o prefeito.

REPORTAGEM: Alita Menezes / FOTO: Tácio Melo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.