
Amazonas – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que não devem prorrogar o prazo para que as empresas de autoescola implantem simuladores veiculares. Na manhã desta quinta-feira (25), dezenas de instrutores, realizaram uma carreata em Manaus, na zona oeste, pedindo que o prazo seja prorrogado, mas o Detran-AM, afirma que não cederá a essa pressão, ou seja, o prazo não será prorrogado.
Em nota, o Detran disse ter consultado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre a possibilidade do desbloqueio do sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) para permitir a realização das aulas práticas de direção veiculas sem o uso do simulador aos Centros de Formação de Condutores (CFC) que ainda não implantaram o sistema.
No entanto, a direção do órgão nacional informou que “a solicitação fere o que determina a Resolução 543, de 15 de julho de 2015, que obriga a utilização do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B”.
Conforme o comunicado emitido pelo Detran-AM, os CFCs devem se adequar à nova regra, que exige o simulador durante as primeiras aulas de direção. Caso os Centros de Formação de Condutores não estejam interligados no sistema nacional com o simulador, o sistema é bloqueado rapidamente. No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré.
Amazonianarede-Detrran