Praia da Ponta Negra liberada aos banhistas a partir de hoje

Praia da Ponta Negra, liberada para banhistas

liberadaManaus – A partir deste sábado, 5, a praia do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, estará liberada para os banhistas a partir das 8h. Foram 37 dias de interdição por medidas de segurança com a baixa do rio Negro. Nesta sexta-feira, 4, o rio Negro atingiu a cota de 17.01 e a liberação do banho na praia será oficializada com decreto publicado na versão online do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 4.

O diretor presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, órgão que cuida da gestão do complexo Ponta Negra, lembrou que a proibição do banho na praia foi uma preocupação para resguardar a população. “Agora que as condições voltaram à normalidade, a praia está liberada completamente”, destacou.

O secretário-chefe do Gabinete Militar da prefeitura, coronel Fernando Farias, explicou que com a liberação, toda a estrutura do balneário volta a funcionar na mesma dinâmica anterior, com Corpo Permanente de Segurança com salva-vidas, bombeiros, equipes de atendimento em saúde de plantão, Guarda Civil Metropolitana e Policia Militar na área da praia, até às 17h, quando o banho é permitido. Depois desse horário, para segurança do usuário, é proibido entrar no rio.

“Vamos seguir cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta que determina o uso da praia até às 17 horas, sempre auxiliando o Corpo de Bombeiros no seu trabalho de monitoramento, ou seja, colocaremos em prática o procedimento padrão que era adotado antes da interdição”, disse Farias.

O tenente do Corpo de Bombeiros Janderson Lopes explicou que mesmo durante a interdição, a corporação manteve o posto de atendimento e esteve de plantão com homens no local para orientação do público. Segundo o tenente, a presença dos bombeiros  salva-vidas será intensificada nos próximos dias.

“A instituição é responsável por delimitar as áreas de banho com boias, deixando margens de segurança para a população na praia liberada. Nos finais de semana, 20 homens da corporação atuam na praia e durante a semana a média é de dez bombeiros. O trabalho de acompanhamento continuará com lanchas, jet sky e pranchões na água”, explicou

Em dezembro, o rio Negro subiu 24 centímetros, mais que o dobro do que encheu no mês de outubro, quando registrou-se a subida de apenas 11cm. Em novembro, a subida foi de 87cm, segundo medição feita no Porto de Manaus. Desde o dia 24 de novembro o rio Negro apresenta subida diária.

Segurança

Por medida de segurança, o corpo de segurança atuante na Ponta alerta aos banhistas que atentem para os avisos e horários de funcionamento do balneário.

Depois das 17h, quando o banho não é permitido, entrar na água à noite é uma prática arriscada, que consta nos principais manuais de segurança de praias do País.

Os salva-vidas orientam também que pais e/ou responsáveis não percam crianças de vista, que não as deixem sozinhas na água e que fiquem sempre nas áreas delimitadas.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.