Portal do Ministério do Turismo destaca o Festival de Parintins

Brasília – O Festival Folclórico de Parintins, o maior evento do gênero na Amazônia, continua ganhando destaque no Brasil e no mundo, especialmente neste ano, quando os bumbas Caprichoso e Garantido, os grandes astros da festa, comemoram seus centenários.

Neste ano, Festival de Parintins ganhou destaque no site Turismo em Pauta, do Ministério do Turismo. O texto destaca a importância do evento para a economia do município e para o folclore do Interior do Amazonas.

“A festa do folclore do boi-bumbá em Parintins (AM), norte do país, que atrai turistas de todo o Brasil será celebrada entre os dias 28 e 30 de junho. Este final de semana, os bois Caprichoso e Garantido vão disputar o título de vencedor durante a 48º edição do Festival Folclórico – um dos maiores eventos populares da região Norte do Brasil.

A mistura do folclore indígena com a tradição junina do bumba meu boi do Maranhão deram origem ao boi bumbá, festejado pelos bois Caprichoso e Garantido em Parintins (AM).

A festa é organizada pelo Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Parintins – e deve atrair 18 mil turistas de outros estados. Nesse período, são esperados 500 voos ligando a capital Manaus a Parintins, incluindo os regulares, táxi aéreos, fretamento e outros, segundo dados da Infraero.

Novo bumbódromo

Diz ainda o texto, que este ano o Festival teve uma grande novidade: a inauguração do Bumbódromo, que foi modernizado e ampliado pelo governo estadual. Foram instalados novos sistemas de som, iluminação, instalações elétricas e total acessibilidade para pessoas com deficiência.

O Festival Folclórico é em grane parte responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus. A previsão é de que este ano, ele acrescente R$ 54 milhões na economia do Amazonas e receba cerca de 70 mil turistas, segundo estimativa da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

História

O texto publicado pelo Turismo em Pauta, conta ainda mm pouco de história – Os bois Garantido e Caprichoso existem desde 1913, mas o Festival Folclórico de Parintins iniciou em 1965. Durante muitos anos, foi organizado pela própria população de Parintins.

No espetáculo a céu aberto, em formato de ópera, os dois bumbás traduzem em suas apresentações a cultura dos povos da floresta nos versos das toadas e nos detalhes dos adereços, tudo produzido por artistas amazonenses.

A festa folclórica conta a história do Negro Francisco, funcionário de uma fazenda, cuja mulher, Catirina, fica grávida e sente desejo de comer língua de boi. Desesperado com medo de a esposa perder o filho, ele resolve roubar e matar o boi de seu patrão para retirar-lhe a língua e satisfazer o desejo de Catirina.

Em seguida, o Amo do Boi descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para ressuscitar o animal. A magia se concretiza e o boi renasce, fazendo com que tudo vire uma grande festa. O imaginário indígena e detalhes religiosos dos índios, como pajés e feiticeiros, foram incorporados ao boi-bumbá.

Temática

Este ano, o boi Caprichoso se apresenta na arena com o tema “O Centenário de uma Paixão”. Serão contatos de forma épica, momentos que marcaram a história do boi, resgatando as principais personagens e as pessoas que ajudaram a construir sua trajetória.

Já o boi contrário Garantido, está mostrando a história da evolução humana, revelando a busca pelo conhecimento, curiosidade e convivência pacífica entre os povos.”

(Amazonianarede – Turismo em Pauta) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.