Ponta Negra: Praia é liberada para banhistas e tem serviços ampliados

Coletiva Ponta Negra
Coletiva Ponta Negra
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) reabriu, nesta quarta-feira (10), a faixa de areia do Parque Ponta Negra aos banhistas.Durante as três semanas, a Prefeitura realizou obras de manutenção e a instalação de placas de orientação para os frequentadores do balneário, que já estavam programadas para o fim de setembro, mas tiveram de ser antecipadas em virtude da baixa do rio Negro ocorrida antes do previsto.

Em coletiva de imprensa realizada na sede do Implurb, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, o diretor-presidente do órgão, Manoel Ribeiro, declarou finalizado o serviço de arremate de mais de 90 mil metros cúbicos de areia, o complexo está sendo entregue à população com uma série de equipamentos de segurança.

Entre os materiais, que incluem pranchas stand-up, cordas de demarcação e trançada, boias de isopor, botes e cadeirões, há, ainda, flutuadores life-belt e binóculos. “Isso ajudará nos casos de possíveis afogamentos.Também disponibilizamos uma balsa, que ficará ancorada no leito do rio, dando uma visão mais ampla da orla para os salva-vidas”, salientou Manoel Ribeiro.

Em relação ao efetivo, poderá variar entre dois e 25 homens, dependendo da demanda da corporação, segundo informações do próprio grupamento, representado na coletiva pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias.

Para reforçar a atuação, seis guardas municipais receberam treinamento. Nos próximos meses, outros 24 farão a mesma capacitação.

Sinalização

Ao longo da faixa de areia, diversas placas de orientação, nos idiomas inglês e português, também foram instaladas. Elas chamam a atenção para o horário de permanência das equipes de salvamento que estarão a serviço de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h e nos sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h. “Após este horário – alerta o presidente do Implurb – as pessoas têm de zelar por si e saber reconhecer os próprios limites”, ressaltando que em nenhum outro lugar os salvamentos ocorrem durante a noite, principalmente, em rios, onde a visibilidade é praticamente nula.

Reformas e ampliação

Durante a coletiva, que teve ainda a participação de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Gabinete Militar, o diretor-presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, afirmou que durante a manutenção do Parque Ponta Negra os banheiros também passaram por reforma. “Eles estavam quase todos depredados: chuveiros, vasos sanitários e pias tiveram danos causados por quem deveria vir para cá apenas para se divertir. É lamentável que isso ocorra e pedimos que a população se conscientize”, advertiu.

Em breve, a Ponta Negra também contará com mais quiosques. Já está em funcionamento uma sanduicheria e na próxima semana, uma temakeria e uma banca de espetinhos.

(Foto: Marcio James / SEMCOM)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.