Em coletiva de imprensa realizada na sede do Implurb, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, o diretor-presidente do órgão, Manoel Ribeiro, declarou finalizado o serviço de arremate de mais de 90 mil metros cúbicos de areia, o complexo está sendo entregue à população com uma série de equipamentos de segurança.
Entre os materiais, que incluem pranchas stand-up, cordas de demarcação e trançada, boias de isopor, botes e cadeirões, há, ainda, flutuadores life-belt e binóculos. “Isso ajudará nos casos de possíveis afogamentos.Também disponibilizamos uma balsa, que ficará ancorada no leito do rio, dando uma visão mais ampla da orla para os salva-vidas”, salientou Manoel Ribeiro.
Em relação ao efetivo, poderá variar entre dois e 25 homens, dependendo da demanda da corporação, segundo informações do próprio grupamento, representado na coletiva pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias.
Para reforçar a atuação, seis guardas municipais receberam treinamento. Nos próximos meses, outros 24 farão a mesma capacitação.
Sinalização
Ao longo da faixa de areia, diversas placas de orientação, nos idiomas inglês e português, também foram instaladas. Elas chamam a atenção para o horário de permanência das equipes de salvamento que estarão a serviço de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h e nos sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h. “Após este horário – alerta o presidente do Implurb – as pessoas têm de zelar por si e saber reconhecer os próprios limites”, ressaltando que em nenhum outro lugar os salvamentos ocorrem durante a noite, principalmente, em rios, onde a visibilidade é praticamente nula.
Reformas e ampliação
Durante a coletiva, que teve ainda a participação de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Gabinete Militar, o diretor-presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, afirmou que durante a manutenção do Parque Ponta Negra os banheiros também passaram por reforma. “Eles estavam quase todos depredados: chuveiros, vasos sanitários e pias tiveram danos causados por quem deveria vir para cá apenas para se divertir. É lamentável que isso ocorra e pedimos que a população se conscientize”, advertiu.
Em breve, a Ponta Negra também contará com mais quiosques. Já está em funcionamento uma sanduicheria e na próxima semana, uma temakeria e uma banca de espetinhos.
(Foto: Marcio James / SEMCOM)