Pólio: Site da Semsa traz lista dos postos de vacinação

Manaus – A localização dos postos de vacinação contra a paralisia infantil, que tem neste dia 8 de junho, o Dia D em todo o País, pode ser encontrada no site semsa no link http://bit.ly/postosVACINACAO

Os Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem levar neste sábado os filhos para se protegeram contra a paralisia infantil em um dos 990 postos de vacinação espalhados pela cidade. A Prefeitura de Manaus montou um forte esquema para o Dia D de imunização, com a abertura da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite marcada para às 10h, na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, na rua J, etapa B, São José III, com a presença do Zé e da Maria Gotinha e de várias atividades de lazer para a garotada.

Segundo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o município de Manaus deverá imunizar 152.735 crianças, ou seja, 95% do total do número estimado de menores na faixa etária indicada, de zero a quatro anos, onze meses e 29 dias. “Teremos, neste sábado, 768 postos fixos e 222 volantes. Além da vacinação nas Unidades de Saúde, serão montados postos com a vacina em locais de fácil acesso para a população, como supermercados, shoppings, igrejas, associações comunitárias. Tudo para que os pais levem seus filhos para se proteger contra a doença”, destacou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

Segundo o secretário, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que atinge principalmente crianças de até cinco anos e é transmitida por via oral, sendo que o poliovírus pode estar presente nas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada, favorecendo a transmissão para pessoas não vacinadas. “A doença pode causar danos irreversíveis e, dependendo da gravidade, evoluir para óbito”, alertou.

A distribuição da vacina oral (a chamada gotinha) já foi feita pela Semsa nas unidades de saúde e a campanha segue do dia 8 até o dia 21 de junho. Os bebês com menos de seis meses receberão a dose injetável da vacina.

“Em muitos países, o vírus da paralisia infantil ainda circula, por isso é importante mantermos as nossas crianças protegidas do vírus”, enfatizou o secretário.

Evandro Melo alerta que os pais devem levar aos postos de saúde a caderneta de vacinação de seus filhos. “Além da proteção contra a pólio, a campanha contribui para atualização do calendário de vacinação. Caso esteja faltando alguma vacina, a criança pode tomar na mesma hora ou os pais podem programar junto com a unidade de saúde a melhor data para a criança tomar as doses que estão faltando”, afirmou.

Caso os pais tenham perdido o cartão de vacinação da criança, a unidade de saúde fornecerá um comprovativo de que o menor tomou a vacina. Não há contra-indicações para a vacina contra a paralisia infantil. Mesmo com febre, abaixo de 38º, resfriado ou qualquer intercorrência no dia da Campanha, a criança deverá receber a vacina contra a poliomielite.

Site da Semsa: http://semsa.manaus.am.gov.br/

(Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.