Polícia Militar do Amazonas lança Operação Parintins, que conta com efetivo de 820 policiais

25-06pmManaus – O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), lançou, na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, a Operação Parintins, montada especialmente para atender a área de segurança durante os dias que antecedem e durante os três dias do 49º Festival Folclórico de Parintins. A operação vai contar com um efetivo de 820 policiais militares.

De acordo com o comandante da operação, tenente coronel Valadares Júnior, o efetivo recebeu um reforço de 600 homens, vindos de Manaus, e conta ainda com outros 220 policiais que já atuam no município, no programa Ronda no Bairro, lançado esse ano em Parintins.

O efetivo da PMAM integra o contingente de cerca de 1,5 mil servidores de diversos órgãos estaduais, municipais e federais, que vão atuar durante festival, que deve reunir cerca de 80 mil visitantes. A operação de segurança é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A PMAM vai utilizar, durante os dias de operação em Parintins, 32 viaturas de duas e quatro rodas, duas embarcações, que farão fiscalização na orla da cidade, além de cães farejadores e um helicóptero, que começará a ser utilizado na sexta-feira, para prestar apoio às ações policiais.

Segundo o comandante da operação, a maior parte do efetivo será concentrada na área central de Parintins e no Bumbódromo, palco da disputa entre Caprichoso e Garantido. Ele explicou como será a atuação dos policiais durante a festa.

“Vamos ter policiais na área interna e na parte de fora do bumbódromo e nos locais onde tivermos uma grande concentração de pessoas. Nossos policiais também vão dar apoio às ações da rede de proteção a crianças e adolescentes e nas fiscalizações de embarcações”, disse Valadares, que explicou ainda que para a festa dos visitantes serão destacados 200 policiais.

Novidades

Este ano, o trabalho da Polícia Militar durante o Festival Folclórico de Parintins vai ter como novidade o uso de 20 câmeras espalhadas pela cidade, sendo quatro delas na parte interna do Bumbódromo, com ligação direta com o Centro de Comando e Controle (Ciops). “Algumas dessas câmeras vão possibilitar a intervenção no ato da ocorrência, com o uso de alto-falantes”, detalhou o comandante. Outra novidade será a conversão de números de emergência internacionais para o 190. O turista poderá fazer a ligação para o número de emergência do seu país e o sistema redirecionará a ligação para o número da Polícia Militar.

Atendentes bilíngues, da Polícia Turística do Amazonas (Politur) estarão preparados para receber essas ligações.

Foto: Roberto Carlos / Agecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.