
Manaus – O Departamento de Planejamento (DEPLAN), da Polícia Civil, por meio da Comissão de Capacitação Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição, deu continuidade nesta quinta-feira (14), ao cronograma do curso “Noções de Técnicas e Procedimentos Policiais”, realizado na base do Grupo Especial de Resgate e Assalto (FERA).
Defesa pessoal, treinamentos de abordagem, revista, procedimentos para algemar e conduzir presos, posicionamentos operacionais e retenção de armas foram técnicas ministradas ao longo do dia, além da exibição de vídeos com situações reais de perigo. Cerca de 60 servidores, lotados em vários DIP’s, Delegacias Especializadas e Seccionais, divididos em quatro turmas participam do treinamento, com duração de 20 horas.
O curso é ministrado por investigadores do Grupo FERA, que compõem o Grupo Tático da Polícia Civil. Esses profissionais são treinados e formados em Cursos de Operações Táticas Especiais (COTE) em outros estados do país. Entre eles, seis são formados no curso de qualificação “SWAT Basic School”, na sede da Polícia Especializada nos Departamentos de Grandes Cidades: a Special Weapons And Tactics (SWAT), com tradução para o português como Unidade de Armas e Táticas Especiais, na cidade de Miami, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA).
Para o presidente da CCTD, investigador Sérgio Menezes, o treinamento atende várias finalidades. “O curso tem por objetivo repassar aos participantes as peculiaridades dos procedimentos policiais em diversos ambientes, além de relembrar conhecimentos aplicados na academia”, destacou.
“Vale ressaltar que a preocupação da gestão é manter um padrão na atuação dos policiais, pois o treinamento quebra o vício que a rotina acabada causando no policial e garante melhor integração entre todos”, declarou um dos instrutores do curso.
Fonte: Ascom