Polícia Civil prende Homem que se passava por funcionário de concessionária de energia

Edilson Maia, (foto) falso funcionário da Amazonas energia está preso preso
Edilson Maia, (foto) falso funcionário da Amazonas energia está preso preso
Edilson Maia, (foto) falso funcionário da Amazonas energia está preso preso

Manaus – A Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), do 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e da Eletrobrás Amazonas Energia, prendeu na última quarta-feira, 22, por volta das 15h, Edison Maia Alves, 49, pelo crime de estelionato e corrupção passiva.

A autuação em flagrante ocorreu em uma escola de idiomas localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, Zona Sul.

De acordo com o delegado titular da DECFS, Alfredo Dabella, há três meses a equipe de investigação vinha monitorando casos de golpes parecidos com os cometidos por Edison. “O nosso trabalho teve início quando recebemos denúncias aqui na delegacia informando que dois homens estavam se passando por funcionários de uma concessionária de energia, oferecendo serviços técnicos para moradores de residências e donos de comércio. Na oferta, eles prometiam que, após os serviços, o gasto no consumo de energia seria menor”, explicou a autoridade policial.

Durante o período de investigação, constatou-se ainda que uma terceira pessoa estava envolvida no esquema. “Descobrimos que um eletricista era responsável por mapear estabelecimentos, fazer fotos e anotar o número do medidor de energia. Este material era repassado a um funcionário da concessionária, que verificava o nível de consumo dos locais apresentados. As faturas mais altas eram impressas e entregues a Edison, que se dirigia ao local para aplicar o golpe”, complementou Dabella.

Conforme o delegado, no dia 6 de abril deste ano, o trio resolveu agir em uma escola de idiomas. “Na ocasião, um homem se apresentou ao dono do local afirmando que trabalhava na concessionária e alegou que estava ali para analisar a rede elétrica. Ele indicou a necessidade da realização de reparos e informou que outra pessoa iria fazer este serviço, na semana seguinte. Quem apareceu na segunda data marcada, dia 17 de abril, foi Edison. Desta vez, ele apresentou documentos da concessionária que detalhavam o consumo energético no local”, explicou.“Após um levantamento, Edison apontou os equipamentos que estariam apresentando maior nível de carga energética e informou que as instalações destes aparelhos estariam fora do padrão, necessitando reajuste. Foi neste momento que o homem aplicou o golpe, pois cobrou R$100,00 em espécie ao dono da escola por um trabalho extra, prometendo que a conta de energia iria baixar após isso”, destacou a autoridade policial.

De acordo com o delegado, o “serviço por fora” chamou a atenção do proprietário do estabelecimento, isso porque o suposto funcionário apresentou papéis de registros de outras empresas que haviam contratado o trabalho. “Mesmo desconfiado, o dono solicitou o serviço e marcou uma outra data para o pagamento. Logo em seguida, ele comunicou a concessionária sobre a situação. Nós fomos contatados pela empresa e realizamos uma ação conjunta para prender Edison”, salientou Dabella.

Na tarde de ontem, a equipe ficou de campana e câmeras foram instaladas para flagrar o momento no qual o falso funcionário iria receber o pagamento. “Esperamos ele fechar o negócio com o proprietário e receber a quantia. Logo após, efetuamos a prisão em flagrante. Na delegacia, Edison confessou que atuava no esquema há seis meses, mas sabemos que ele já estava neste meio há mais tempo e que tinha outras vítimas”, disse o chefe de polícia.

Na unidade policial, ele foi autuado pelo crime de corrupção passiva e estelionato. Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça. Ainda conforme Alfredo Dabella, as investigações irão continuar para localizar os outros dois envolvidos no delito.

Amazonianarede-DGP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.