Polícia Civil participa de reunião e exercícios simulados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

Manaus – Discutir as estratégias de segurança que serão colocadas em prática durante a realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (TM) em Manaus foi o propósito da reunião envolvendo órgãos de segurança pública que aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no Hotel Tropical, na Zona Oeste da cidade.

É a 11ª edição do encontro, que é promovido pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge-AM) e pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa).

A reunião é uma determinação feita pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, aos estados que terão cidades como sede dos jogos da Copa do Mundo. No Amazonas, a Coesge é presidida pelo Delegado da Polícia Federal (PF), Pablo Oliva, e a UGP-Copa estava representada na reunião pelo assessor técnico da Coesge, Igor Menezes Cordovil.

O gerente de planejamento integrado da Coesge-AM, tenente-coronel Cláudio Silva, foi quem ministrou a reunião de exercícios nesta tarde, cujo tema foi “Escolta de Dignitários e Seleções do Hotel para a Arena da Amazônia”.

Segundo ele, as reuniões acontecerão até dois meses antes da realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (TM).

“Nosso objetivo é realizar a integração entre os órgãos de segurança pública e afins. Cada reunião é um tipo de treinamento. Hoje é sobre escolta de dignitários, mas já tivemos sobre acidente de aeronaves, busca e localização de artefatos explosivos e apoderamento ilícito de aeronave”, disse o tenente- coronel Cláudio Silva.

O Hotel Tropical foi o local escolhido pela UGP-Copa para hospedar as autoridades do Grupo FIFA em Manaus no próximo ano. O comboio de escolta dos dignitários e seleções terá como rota as vias entre o Hotel Tropical e a Arena da Amazônia, onde ocorrerão os jogos da Copa 2014. “Hoje é um exercício simulado, mas teremos um encontro para a prática desse treinamento. Simulamos essa atividade prevendo o que pode acontecer durante a rota de comboio. O mais importante é imaginar uma situação de risco e propor ações de estratégia para isso”, explicou Cláudio Silva.

A Copa do Mundo Brasil FIFA 2014 acontecerá em 12 cidades-sede pelo País entre 10 de junho a 13 de julho do próximo ano. Em Manaus, acontecerão quatro jogos envolvendo oito seleções de futebol. “Já existe um protocolo determinado para as ações de cada órgão integrante nesse trabalho de segurança pública. A partir desse exercício, vamos traçar um plano prático de escolta e de outras ações”, declarou o coordenador do Núcleo de Proteção de Autoridades da Polícia Civil do Estado, Sérgio Menezes, representante da instituição no encontro.

Além da Polícia Civil, estiveram presentes na reunião representantes de órgãos como o Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar (CPE-PMAM), do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), do Porto de Manaus, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Batalhão de Polícia do Exército (BPE) e do setor de segurança do Hotel Tropical. O presidente da Comissão de Capacitação da Polícia Civil do Amazonas, André Zogahib, também esteve presente no encontro.

Entre os tópicos discutidos pelos participantes na reunião: hospedagem das autoridades, as rotas de entrada e saída do Hotel Tropical, a organização do comboio com viaturas e motocicletas, além das atribuições de cada órgão. As autoridades do Grupo FIFA, chefes de Estado, árbitros dos jogos e as seleções de futebol estão entre os públicos que serão assistidos pelos órgãos de segurança pública do Amazonas.

(Ascom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.