Poder público e sociedade civil caminham pela paz no trânsito em Macapá

20-05apMacapá, AP – O Ministério Betel e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) deram início durante o fim de semana à campanha “Ação pela Paz no Trânsito”, que continua na capital em vários locais com diversas ações de sensibilização, respeito às leis de trânsito e orientações para condutores e pedestres.Durante o culto, Marcelo Paz, pai da estudante Iuly Paz, de 13 anos, que morreu vítima de acidente de trânsito por conta da imprudência de um menor ao volante, emocionou quem participou da ação. “Só quem perdeu uma pessoa amada para a violência do trânsito sabe o que é a dor da perda, a saudade que sentimos incessantemente todos os dias. As pessoas precisam olhar para o lado no trânsito, ver que a outra pessoa dentro do carro ao lado também é um ser humano e dar mais valor à vida”, disse emocionado.

O apóstolo Elias também proferiu palavras de conforto às vítimas e familiares, disse sobre a ação que teve início com a instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Manoel Eudóxio com a Avenida Mendonça Furtado, local onde Iuly sofreu o acidente com a família. “Temos que apoiar essa campanha, ajudar nessa conscientização. Existe uma luz acesa para a paz no trânsito”.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou da celebração e enfatizou as atividades que estão sendo realizadas pelo poder público com o intuito de acabar com as mortes no trânsito. “Até o ano passado tínhamos uma estatística de que Macapá é a capital que mais mata no trânsito e isso é inacreditável, pois nossa população é da paz e não podemos aceitar isso, não podemos deixar que a violência tome conta de uma sociedade de paz. Por isso não vamos medir esforços para preservar vidas”.

Após o culto, os participantes se dirigiram ao local em que Iuly sofreu o acidente e que na sexta-feira, 16, recebeu a nova sinalização.

Ações de conscientização

Entre as atividades da “Ação pela Paz no Trânsito”, a equipe de arte educadores da CTMac está realizando oficinas em escolas de Macapá sobre o respeito às leis de trânsito, o comportamento dos pedestres e ciclistas e demais orientações. “Estamos ensinando o correto para as nossas crianças que irão levar as orientações para seus lares. A conscientização deve iniciar desde cedo”, afirmou a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.

Fiscalização

A ação mostrou o início das atividades de implantação dos 58 novos conjuntos semafóricos, recurso de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos de R$ 3.125.000,00, que deverão ser instalados na capital até o fim do ano.

Daqui a duas semanas, o próximo conjunto semafórico será instalado no cruzamento da Avenida Pedro Américo com a Rua São José, no bairro Perpétuo Socorro.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.