PMB tem seis meses para melhorar qualidade de água

"Passamos duas semanas sem água"
"Passamos duas semanas sem água"
“Passamos duas semanas sem água”

Belém, PA – “A situação da água encanada aqui é muito complicada. Tem época que a água passa dias e dias sem chegar às torneiras e, quando chega, vem suja, amarelada e sem força. Se quisermos usar água de qualidade, temos que comprar para fazer comida e tomar banho”, lamentou o marceneiro João Paulo Meneses.

O abastecimento de água no bairro de Águas Negras, em Icoaraci, já virou caso de Justiça. O Ministério Público do Estado determinou que a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) implante outro serviço de fornecimento de água potável em seis meses.

Diariamente, os moradores do distrito de Icoaraci convivem com os tanques e pias amareladas e as torneiras sem água. “Nunca tem água aqui. Quando ela chega, vem muito amarelada e com cheiro forte. Para lavar roupas e fazer comida é mais complicado ainda. Temos que gastar dinheiro comprando garrafas de água mineral”, contou a aposentada Elsa Lúcia.

SITUAÇÃO

João Paulo mora na passagem Águas Negras há 35 anos. Ele diz que a precariedade do abastecimento e a falta de qualidade da água vem ocorrendo há três anos, mas que agora a situação está mais complicada. “Desde 2011 temos enfrentado o problema da péssima qualidade de nossa água. Vamos à companhia fazer reclamação, mas nada acontece. Eles chegam aqui, olham e não fazem nada para melhorar”, lastimou.

Roseane Silva é batedora de açaí e vende salgados. O comércio dela também é localizado na passagem Águas Negras. Ela reclama que o lucro da venda dos produtos fica menor com os gastos constantes com água mineral. “Tudo o que fazemos aqui é com água mineral, pois não tem condições de usar a água que vem nas torneiras. Passamos duas semanas sem água e, quando ela voltou, veio muito suja. Temos que comprar água praticamente todos os dias”, comentou.

Após uma denúncia das condições do abastecimento de água, há dois anos o Ministério Público do Estado vem acompanhando a situação. O MPE estabeleceu o prazo de seis meses para a Prefeitura de Belém implantar o serviço de abastecimento de água potável e tratamento de esgoto no bairro Águas Negras.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que, desde que foi notificada pelo Ministério Público, vem realizando levantamentos no bairro Águas Negras, em Icoaraci, para que melhorias possam ser feitas na área. O estudo ainda não foi concluído.

Fonte: Diário do Pará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.