Pescadores fazem curso de empreendedorismo em Manacapuru

(Amazonianarede – Pronatec)

Um curso para ensinar um manuseio mais adequado ao pescado está sendo ministrado em Manacapuru, através do Ministério da Pesca e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com a participação de vinte alunos, todos pescadores artesanais do município.

Pescadores artesanais de Manacapuru participam do primeiro curso que é o primeiro ministrado no município e se encaixa no Programa Empreendedorismo e Associativismo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tem a participação de vinte alunos-pescadores alunos.

Alberto Furtado, engenheiro do Ministério da Pesca, disse que a pasta, órgão de fomento de atividades pesqueira, precisa atuar em todos os meios da cadeia produtiva do pescado.

“Nesse caso, em Manacapuru, por meio do Pronatec, foi uma demanda que a gente instituiu para capacitar pescadores, ou seja, os alunos são pescadores da Associação de Pescadores de Manacapuru, que vão aprender noções básicas de manipulação do pescado”, disse.

Os pescadores são instruídos em como refrigerar o pescado na proporção adequada de peixe e gelo, a manipulação que deve ser feita nas condições de higiene e sanitárias que o mercado exige e que o consumidor merece no final da cadeia, como retirar uma espinha do pescado para agregar valor de mercado, empreendedorismo do ponto de vista econômico e agregação de valor.

O curso tem duração de 30 dias, com quatro horas aulas por dia, e é uma parceria da Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Manacapuru (Unipesca), em parceria com a Superintendência Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.