Pedra Pintada, uma das grandes atrações turísticas de Roraima é Patrimônio Cultural

Amazonianarede – Redação – Asscom PGR – RR

Boa Vista, RR – Uma das principais atrações turísticas do Estado de Roraima, próxima a capitão Rio Branco, é o sitio arqueológico Pedra Pintada, visitado anualmente por milhares de turistas que visitam a capital roraimense.
A pedra está situada no município de Pacaraima, dentro de uma terra indígena São Marcus.

Devido a sua importância, histórica, social, econômica e cultura, essa famosa Pedra, plantada no centro do sítio arqueológico, integra o Patrimônio Cultural Brasileiro, protegido pela Lei 3.924/61 e é um grande motivo de orgulho para os roraimenses.

Os integrantes da aldeia indígena são os responsáveis pela proteção do sítio arqueológico, sobretudo quanto ao seu acesso e visitação.

Acompanhado de membros da Fundação Nacional do Índio ( FUNAI), do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional ( IPHAN), recentemente o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco visitou o local conversou com a comunidade, ouviu algumas reivindicações e falou da preocupação das instituições na defesa do patrimônio histórico e defesa dos direitos indígenas, além de outros temas relativos à manutenção da posse da Terra Indígena, do fornecimento de energia elétrica, ainda inexistente, do acesso à saúde e à educação.

ACESSO E CONSERVAÇÃO

O objetivo da visita ao sítio arqueológico da Pedra Pintada foi identificar a atual situação do local, seu acesso e conservação, além de instruir e iniciar o processo de tombamento do sítio.

O primeiro passo foi afixar placas de identificação. Conforme o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco, é necessário iniciar o processo de tombamento para proteger o sítio arqueológico. “Depois de concluir o processo, a comunidade poderá, inclusive, desenvolver o turismo de forma sustentável no local”, disse.

A Pedra Pintada fica no interior da Terra Indígena São Marcos e a visitação ao sítio só é permitida atualmente, pela Funai.

A Pedra tem mais de 35 metros de altura, com altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra é possível encontrar uma caverna, além de pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, entre outros artefatos. Por fora da rocha, há pinturas em cor branca rosada.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.