Parintins ganha estação de Piscicultura

Amazonianarede – Assessoria

Parintins, AM – Com objetivo de fomentar a prática da piscicultura no município, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) tem prestado assistência técnica na nova estação de piscicultura, destinada à criação e comercialização de peixe da espécie tambaqui.

Instalado num terreno de dois hectares de extensão na Comunidade Parananema, o empreendimento pertence ao criador Antônio Assis, que pretende suprir com um preço acessível o alto consumo de peixe, principalmente abastecer feiras e mercados da cidade.

A estação conta com 13 tanques de criação, medindo 25 metros de extensão, por 40 metros de comprimento e tem capacidade para 1.500 metros cúbicos de água, cada.

Para o gerente do escritório do IDAM, Nilzomar Barbosa, o incentivo a piscicultura prevê ainda a implantação de um centro de alevinagem em Parintins, que segundo ele poderá ser implantado no final do ano na Gleba Vila Amazônia.

O técnico, José Cursino, destaca que a piscicultura é uma alternativa para o município, visto que o parintinense tem consumindo pescado de outros estados, como o Acre.

A estação também serve de laboratório experimental para alunos dos cursos técnicos do IFAM e do curso de Aquicultura da Colônia de Pescadores.

Nesse mês, mais de 10 mil alevinos de tambaqui serão colocados nos tanques, com previsão de comercialização a partir do mês de setembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.