Parintins decreta situação de emergência por causa da enchente

Parintins, AM – A Prefeitura decretou situação de emergência no município de Parintins, por conta da enchente deste ano, tanto na zona rural como na zona urbana.

A justificativa do decreto se dá devido a enchente do Rio Amazonas apresentar uma elevação em média de 2 a 5 centímetros diários, com grande impacto em 39 comunidades ribeirinhas, além dos bairros Francesa, Santa Rita, Palmares, Nossa Senhora de Nazaré, Castanheira, Santa Clara, São José Operário, São Francisco, União e Itaúna I.

Outro fator para a medida foi a necessidade de ajuda humanitária em caráter de urgência para atender as famílias afetadas pela enchente, bem como o fato do município não possuir recursos financeiros e materiais para atender as famílias afetadas, precisando urgente do apoio do Estado e da esfera Federal. A medida teve como base o parecer da Defesa Civil do Município, sobre a necessidade de se tomar providências imediatas capazes de minimizar os prejuízos e evitar comprometimento da segurança da população que reside nas áreas afetadas. O decreto foi assinado pelo vice-prefeito Carmona Oliveira que determinou o cumprimento das medidas emergenciais no município.

De acordo com Carmona Oliveira, a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é para que todos os setores da administração municipal possam ser mobilizados para uma ação conjunta sobre a coordenação da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil. O prefeito Alexandre da Carbrás autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar às ações de assistência a população afetada pelo desastre natural. O decreto tem validade por 90 dias.

(Comunicação PMP)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.