Parceria vai dar mais seguirança ao turistas no Amazonas

Firmada parceria para oferecer mais segurança aos turistas, em Manaus
Firmada parceria para oferecer mais segurança aos turistas, em Manaus
Firmada parceria para oferecer mais segurança aos turistas, em Manaus

Amazonas – A Polícia Turística (Politur) do Amazonas começará a atuar diuturnamente nos municípios do Estado que têm potencial turístico, a partir deste ano. O acordo foi firmando entre a presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Oreni Braga e o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus James Frota.

Além de ampliar a atuação para o interior, na reunião ficou definido que o efetivo de policiais da Politur vai aumentar. Atualmente, o pelotão conta com 28 policiais militares bilíngues. “O coronel Frota agora fará um trabalho interno para identificar os policiais que têm perfil da Politur e depois destacá-los para atuar no pelotão”, disse Oreni Braga.

De acordo com comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, os primeiros municípios a receber os policiais da Politur são Parintins, Barcelos, Tabatinga e alguns da Região Metropolitana de Manaus (RMM). “A Amazonastur já idenfiticou os municípios que precisam desse policiamento especial, agora vamos trabalhar para aumentar esse efetivo e também capacitar mais policiais neste sentido”, destacou.

Coronel Frota anunciou também que, além do efetivo, o Comando da PM vai destacar para a Politur uma lancha e mais uma viatura. “Manaus e os municípios com apelo turístico necessitam de ações para deixá-los ainda mais seguros para o turista e para a sociedade em geral”, completou.

Pontos turisticos, agora com mais segurança na cidade
Pontos turisticos, agora com mais segurança na cidade

Oreni Braga disse, ainda, que já foi elaborada uma cartilha com orientações sobre os passeios fluviais turísticos e que, nos próximos dias, a Amazonastur vai se reunir com as empresas que fazem este trabalho para apresentar o material. “Além da Politur, a Polícia Ambiental será fundamental nesse trabalho para que possamos evitar acidentes com os turistas que visitam o nosso Estado”, acentuou.

Capacitação

A presidente da Amazonastur informou que, em contrapartida às ações da Polícia Militar, o órgão vai realizar um curso especial em Policiamento Turístico para todos os policiais do Estado. “Quem vai determinar a quantidade de policial é o Comando, mas o curso vai trazer a Manaus especialistas em grandes eventos, além de policiais especializados no policiamento turístico de alguns países como Espanha e Portugal.

A ideia é que esse curso seja um grande intercâmbio para todos os participantes”, disse, ao adiantar que o curso deverá ser realizado ainda neste primeiro semestre.

Outra novidade que foi anunciada após a reunião é a instalação de um posto da Politur no Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus.

“Existe um fluxo muito intenso de turistas naquele local, por isso entendemos a necessidade de ter um posto para atender e orientar os turistas que usam o porto como ponto de partida para passeios fluviais ou de deslocamento para os hotéis de selva”, anunciou o comandante da PM.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.