Palácio Rio Negro recebe exposição ‘A Amazônia de Ermanno Stradelli’

Manaus – Uma seleção de 62 fotografias, mapas, cartas, relatos de viagens, manuscritos e documentos originais feitos pelo conde italiano Ermanno Stradelli (Piacenza, 1852 – Manaus, 1926) durante suas expedições na Amazônia será apresentada ao público amazonense a partir do dia 21 (sexta-feira) de junho, quando haverá a abertura da exposição no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul). A mostra estará aberta ao público de 22 de junho a 25 de agosto.

A exposição “A Amazônia de Ermanno Stradelli: rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano” é promovida pelo Instituto Italiano de Cultura (ICC) em parceria com a Sociedade Geográfica Italiana e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

“O Stradelli contribui muito com a história da Amazônia do século 19, especialmente do Amazonas. E nós ainda conhecemos pouco sobre ele. Foi ele, por exemplo, que representou a firma que fez o lançamento da pedra fundamental do Teatro Amazonas”, disse a assessora de relações institucionais internacionais da SEC, Suzy Osaqui.

A curadora da exposição é a adida cultural da Itália e diretora adjunta do Instituto Italiano de Cultura, em São Paulo, Lívia Raponi. De acordo com informações do ICC, a exposição conta a Amazônia de Stradelli, através de um conjunto de fotos que ele realizou durante navegações fluviais e excursões na floresta entre 1879-1900, além de documentos originais provenientes do acervo histórico da Sociedade Geográfica Italiana.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.