Operação de guerra é montada para capturar jacarés gigantes, no Amapá

23-10jacareCalçoene, AP – Um jacaré com 5 metros de comprimento e cerca de 400 quilos foi capturado na orla da sede do município de Calçoene, distante 364 km de Macapá, na tarde de quarta-feira, 22, depois que uma ‘operação de guerra’ foi montada pelas autoridades locais para capturar o animal.

Tratasse de uma fêmea que está ovada. Segundo especialistas, o réptil estaria fazendo um ninho em uma área de mangue para botar os ovos.

“Há alguns dias recebemos a informação dos moradores de que dois jacarés haviam sido vistos boiando muito próximo à orla, exatamente onde as crianças tomam banho. O animal capturado tem 5 metros, mas o outro, que supomos ser o macho, é muito maior. A preocupação é que com a captura da fêmea ele passe a fazer ataques. Por isso estamos tentando localizar o segundo jacaré para fazer a captura”, disse o tenente Costa Silva da 3ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar ( 12º BPM) que coordenou a operação.

Para capturar o animal foi necessário o pedido à Promotoria de Justiça da Comarca de Calçoene. A operação contou com a ajuda de ribeirinhos. A fêmea estava a cerca de dois dias na região em que foi capturada, já fazendo a abertura do ninho para desova.

“É um animal da espécie jacaré-açu, tido como o maior da América do Sul e mais agressivo. No ano passado ouve o ataque de um animal desses em uma comunidade aqui próxima onde um pescador foi morto pelo jacaré. Isso deixou ainda mais assustada a comunidade que teme um novo ataque, só que agora na sede do município”, concluiu o tenente Costa Silva.

Uma retroescavadeira foi utilizada para carregar o animal que foi levado para o pátio do Batalhão da PM em Calçoene. Nesta sexta-feira, 23, uma equipe de especialistas do Ibama seguiu para o município para monitorar o réptil que foi alvejado com um tiro durante a captura. Ainda não se sabe o destino do animal. Agora, o objetivo é capturar o segundo animal que é bem maior.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.