Ônibus alternativos são fiscalizados para punir irregularidades

Detran e SMTU, fiscalizam alternativos em Manaus

Detran e SMTU, fiscalizam alternativos em Manaus
Detran e SMTU, fiscalizam alternativos em Manaus

Manaus, AM Garantir a segurança dos cidadãos que utilizam o transporte alternativo foi o principal foco da operação realizada nesta quarta-feira, 20 de abril, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com o Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), na avenida Grane Circular, zona leste de Manaus. Ao todo foram vistoriados 128 ônibus alternativos, sendo 98 autuados por alteração nas características do veículo.

Durante a fiscalização foram encontradas diversas irregularidades de documentação dos veículos e na estrutura dos ônibus. Como é o caso da utilização de películas protetoras no para-brisa, o uso de calotas nas rodas dos transportes e escapamentos instalados de maneira irregular.

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza fez um acordo com os condutores de transporte alternativo autuados para que até o dia 21 de maio regularizarem as pendências. Segundo ele, a fiscalização serviu para chamar atenção de quem conduz esses transportes e coloca em risco a vida dos cidadãos.

“A população reclama muito aqui na zona leste, principalmente, da maneira como os alternativos procedem com os passageiros no dia a dia. Fazem paradas em locais inapropriados e não dão segurança aos veículos que estão do lado. E essa operação em conjunto veio para inibir esses e outros problemas de documentação e fora do padrão para circular na cidade”, comentou Feitoza.

Normas

 O diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Thiago Balbi, destacou que, de acordo com as normas do trânsito, é necessário que os motoristas dos transportes coletivos cumpram as regras da mesma maneira que os condutores de automóveis.

“Eles precisam andar na velocidade adequado nas vias, parar em locais adequados para o embarque e desembarque de passageiros, e não é permitido e fazer o embarque e desembarque que não são determinados pela SMTU como paradas de ônibus”, frisou.

Quem passava pela via e se deparava com a fiscalização julgou importante a vistoria para a garantia de mais segurança. “Isso é bom porque esses alternativos não respeitam muitas vezes os passageiros e a gente fica sempre com medo de algum acidente com nossas vidas”, disse o aposentado, Luis Simões, de 60 anos de idade.

 Além dos transportes coletivos foram também vistoriados as motocicletas e os mototaxistas que não possuíam autorização para transportar passageiros. Na operação foram apreendidas 17 motos, sendo 2 que estavam fazendo transporte irregular de passageiros.

Amazonianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.