Omar Aziz inaugura pavilhões do Lar dos Hansenianos e anuncia reforma do hospital Geraldo da Rocha

Foto - Alex Pazuello
Foto - Alex Pazuello

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Ao entregar, nesta segunda-feira, 11 de março, mais dois pavilhões do Lar dos Hansenianos, na colônia Antônio Aleixo, zona leste, o governador Omar Aziz, anunciou que dentro de dez dias dará a ordem de serviço para reforma total do Hospital Geraldo da Rocha. A unidade, localizada no mesmo bairro, é especializada no atendimento de pessoas com hanseníase.

“É um projeto que vai proporcionar toda a revitalização, com nova ambientação adaptada às necessidades daqueles que tem sequelas”, garantiu o governador.

O Lar dos Hansenianos é formado por vários pavilhões de apartamentos. O projeto inicial prevê 12 pavilhões, dos quais nove já estão entregues e outros três em obra. Cada pavilhão contém oito apartamentos de 46 metros quadrados de área construída, com sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço. O espaço possui ainda uma sala para atendimento médico e um jardim arborizado. O investimento nos dois pavilhões entregues nesta segunda-feira totalizou R$ 971.186,36, financiados pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 604.519,70 do Governo do Estado.

Os dois pavilhões contemplam 16 apartamentos já mobiliados com geladeira, fogão, cama-boxe, guarda-roupa, TVs 14 polegadas, sofá de dois lugares, bebedouro elétrico, jogo de mesa com quatro cadeiras, ventilador de parede, hack de sala, botijas de gás (com carga) e aparelho condicionador de ar de 7.500 BTUs instalado.

O governador fez questão de visitar cada apartamento e conversar com seus moradores. “Além de muito humildes, são pessoas com sequelas do Mal de Hansen, uma doença que no estágio avançado, provoca sequelas como mutilações. Portanto, além de mobiliados, os apartamentos foram concebidos obedecendo aos padrões de acessibilidades, porque queremos proporcionar melhor qualidade de vida a cada uma dessas famílias”, observou.

Um dos beneficiados foi Valdo Lopes Teixeira, de 53 anos, que se disse surpreso com a conquista de seu lar. “Essa casa é o maior presente da minha vida. Morava na casa com um amigo e agora tenho meu próprio canto.

Agora já posso casar”, brincou ele, ao lado da noiva, Graça dos Santos, 53anos.

Homenagens – Os pavilhões do Lar dos Hansenianos receberam nomes de pessoas que contribuíram de alguma forma para o bairro Colônia Antônio Aleixo e para o trabalho de assistência às pessoas com hanseníase. A escolha é feita pelos próprios moradores através de eleições realizadas em assembleias coordenadas pela Suhab.

Um dos novos pavilhões homenageia o médico Celso Clementino, considerado pelos moradores “Pai dos Hansenianos”, que abrigava as famílias e trabalhou no Hospital Geraldo da Rocha. Conforme os relatos dos moradores, o escolhido contribuiu de forma significativa para a qualidade de vida dos “sequelados da hanseníase”.

O segundo pavilhão homenageia João Ribeiro de Paula Sales, outro médico que se dedicou a cuidar dos portadores da doença durante as décadas de 1980 e 1990.

Viagem à Brasília – O governador confirmou viagem nesta terça-feira, para Brasília, onde reúne-se com a presidenta Dilma Roussef. Na pauta estão questões como a alíquota de ICMS diferenciada para o Amazonas e a prorrogação da Zona Franca de Manaus; liberação de recursos para construção e reforma de aeroportos do interior, além de questões na área de Saúde.

O governador busca uma solução para a falta de médicos nos municípios e mais recursos para enfrentar questões como o câncer de mama e de útero. Omar Aziz lembrou que há dois anos a presidenta Dilma Rousseff lançou em Manaus programa de combate aos dois tipos de cânceres, mas faltam recursos humanos e financeiros para tratar a questão com mais eficiência. “Estamos comprando mamógrafos para todos os municípios e vamos vacinar contra o HPV, que é o maior responsável pelo câncer de colo de útero. Mas não basta identificar que a mulher tem a doença. É preciso tratá-la”, enfatizou.

Outro assunto que ele pretende levar à presidenta é a liberação de uma linha de crédito para a Prefeitura de Manaus recuperar o asfalto da cidade, já visando a Copa do Mundo 2014. Ele também vai falar sobre a necessidade de mais vagas em presídios. “Fizemos investimentos na segurança e isso aumentou muito o número de presos. Na área de segurança, nosso orçamento aumentou 40%, de 2011 para 2012, e o do Governo Federal não acompanhou”, disse Omar Aziz.

Sobre o novo secretário da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejus), Omar Aziz disse que aguarda a liberação do delegado da Polícia Federal Wesley Aguiar para proceder com a nomeação. “Acredito que não vai ter dificuldade para que ele seja cedido pela Polícia Federal. Já encaminhei ofício ao Ministério da Justiça solicitando”. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.