
Manaus – O principal corredor do transporte coletivo da cidade, já começa a receber as adequações necessárias para a implantação do BRS – Bus Rapid Service – apontado pela prefeitura de Manaus como o ideal para resolver os problemas do complicado e demorado tráfego de ônibus pela cidade.
Com o sistema atual, as principais reclamações dos usuários são a longa espera e a demora no percurso entre os bairros e o centro da cidade. Além disso, o estado de conservação dos coletivos também é questionado.
O objetivo das obras em andamento é a implantação de 13 abrigos nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que compreendem o eixo Norte-Sul, cujo valor global é de R$ 1.242.852,25.
As obras consistem na reestruturação completa das antigas paradas do extinto sistema Expresso. A primeira etapa será a retirada de telhas danificadas. Em seguida novas estruturas serão colocadas no local. Já a implantação de outros 16 abrigos do eixo Leste, que compreende as avenidas Camapuã, Cosme Ferreira e Grande Circular, deverão ter início ainda neste mês, conforme previsão da secretaria.
A via por onde começou o serviço faz parte do ‘Quadrilátero da Copa’, que abrange ainda as avenidas Torquato Tapajós, Djalma Batista e Pedro Teixeira, consideradas os principais corredores da Copa do Mundo de 2014.
O novo sistema
O BRS é um sistema de transporte com faixas preferenciais para ônibus, que visa dar mais agilidade ao sistema de transporte coletivo. Para a implantação do sistema, a Prefeitura pretende revitalizar todas as 16 paradas existentes do antigo sistema Expresso, na primeira etapa (Constantino – Torquato) e na segunda etapa (Camapuã – Cosme Ferreira – Grande Circular). Com isso, pretende-se reduzir os engarrafamentos destas vias e revitalizar os espaços destinados anteriormente ao Expresso.
(Amazonianarede – Sérgio Costa)