Obras de revitalização da Manaus Moderna entram em nova etapa

Obras na Manaus Moderna avançam
Obras na Manaus Moderna avançam
Obras na Manaus Moderna avançam

Manaus – Completando um mês neste sábado, 7, as obras de revitalização da Manaus Moderna entram na segunda fase de execução. Realizados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), os serviços visam dotar a área, que recebe, em média, cinco mil pessoas por semana, entre turistas e clientes da feira, de melhores condições de tráfego e passeio, tornando-a mais atrativa

A segunda fase da obra compreende a construção de um novo piso. Nesta sexta-feira, 6, as ações se concentram na orla, onde a equipe da Seminf finaliza a destruição da calçada. O entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa também já ganha atenção. A instalação de meio-fio no calçamento da parte de trás do mercado também já começou.

O trabalho de revitalização da orla começou no dia 7 de janeiro, com custos iniciais de R$ 955 mil, viabilizados através de convênio com a Caixa Econômica. Segundo o fiscal responsável pela obra, o engenheiro da Seminf Augusto Sena, nesta segunda fase a prioridade será a construção do piso, que será feito em etapas para evitar a obstrução da passagem de veículos e pedestres na área.“A parte mais trabalhosa, que era quebrar toda essa estrutura de concreto já foi feita. Agora, vamos para a construção.

Estamos analisando se começamos pela orla da Manaus Moderna ou pelo lado da Feira da Banana. E por se tratar de um trecho de grande circulação de público, principalmente em horários de pico, como o início e o final do dia, vamos fechar trechos de 20 a 30 metros para executar a demanda. Com isso, poderemos realizar o trabalho sem atrapalhar a vida de quem circula na área”, explicou o engenheiro.

De acordo com o planejamento da Seminf, a obra será concluída até o final do primeiro semestre. O projeto de revitalização foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal, contemplando a recuperação de todo o pavimento asfáltico e a implantação de iluminação à vapor metálico, criando um ambiente mais claro.

Além disso, a área vai ganhar novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo traffic calming (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias.

Além das obras de infraestrutura, novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga serão criadas para organizar o trânsito de veículos e pedestres no local. Para isso, a área próxima ao rio Negro será exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, possuirá pontos de estacionamento e locais definidos para fazer paradas de veículos para abastecimento da feira e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Amazonianarde-Semcom-Texto: Isabella Siqueira

Foto: Alexandre Fonseca/Seminf

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.