Obras de revitalização avançam na Av. Eduardo Ribeiro

Obras na Av. Eduardo Ribeiro, avancam

 

Obras na Av. Eduardo Ribeiro, avancam
Obras na Av. Eduardo Ribeiro, avançam

As obras de revitaliza​ção da avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, avançam. Os trabalhos de retirada da camada asfáltica já foram finalizados evidenciando os paralelepípedos do século XIX. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) abriu o canteiro de obras para os representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) e da Federação do Comércio das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM).

A visita técnica, de acordo com o subsecretário de Obras da Seminf, Antônio Nelson, é uma forma de mostrar aos lojistas o andamento das obras e ouvir deles sugestões para minimizar quaisquer prejuízos ao comércio. “Essas visitas evidenciam de forma prática o trabalho que estamos realizando. Dessa forma eles têm acesso aos serviços e podem atualizar os comerciantes sobre o andamento dos trabalhos e até dar sugestões para que os transtornos sejam minimizados”, explica.

As obras na segunda etapa tiverem início no dia 22 de fevereiro com o fechamento da avenida para o tráfego de veículos. Em 11 dias, as obras avançaram com a retirada do asfalto e o resgate dos paralelepípedos. “O ritmo de trabalho nesse segundo trecho está bem avançado. Em uma semana conseguimos retirar toda a camada asfáltica e evidenciar os paralelepípedos históricos. Isso se dá ao fato de estarmos atuando com serviços no horário noturno”, destaca.

Os presidentes da CDL-Manaus, Ralph Assayag, e da FCDL-AM, Ezra Azury Benzion, e o titular da Subsecretaria do Centro Histórico de Manaus (Subsemch), Glauco Francesco, estiveram presentes na visita técnica e puderam constatar o avanço das obras.

Para Assayg, a participação das duas instituições no processo de revitalização da Eduardo Ribeiro mostra o compromisso da prefeitura com um setor que gera emprego e renda para a cidade. “Pelo que estamos vendo nessa visita a pasta tem cumprindo o cronograma da obra e os serviços estão bem avançados. A forma como o prefeito Arthur trabalha mostrar seu compromisso com a classe lojista e uma transparência nos trabalhos”, reforça.

De acordo com Glauco Francesco, o trabalho conjunto com os lojistas tem sido um ponto estratégico nessa fase que compreende um trecho maior de obras. “Juntos com eles conseguimos criar estratégias de menor impacto para os comerciantes e lojistas dessa área”, pontua.

Novas frentes

Com a retirada total da camada asfáltica novas frentes de trabalho são iniciadas, como a remoção dos paralelepípedos. De acordo com a arqueóloga responsável pelo monitoramento da obra, Margareth Cerqueira, a retirada se dá para a limpeza e higienização das peças que, em seguida, serão reintegradas nos cruzamentos e faixas laterais próximas ao meio-fio.

No trecho que compreende as ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho, os paralelepípedos já foram totalmente removidos e as equipes já trabalham com a compactação do solo para nivelar a pista com as calçadas. Na faixa principal os pavers (blocos de concreto) serão fixados ainda essa semana. Segundo Antônio Nelson, o trabalho nesse trecho seguirá de forma mais célere com a utilização de maquinários modernos.

“Na primeira etapa da obra os blocos foram encaixados um a um de forma manual. Nessa segunda etapa, a empresa está inserindo um maquinário automatizado que encaixa os pavers em blocos de um metro quadrado, dando mais celeridade aos serviços”.

Outras frentes atuam com serviços nas calçadas e sarjetas. A desobstrução de caixas coletoras e bueiros também fazem parte dos serviços no trecho que compreende as ruas Saldanha Marinho e 7 de Setembro.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.