Obra no Proama avança com instalação de vigas e abastecimento deve ser normalizado em breve

18-07proamaManaus – A obra na área de captação do Programa Água para Manaus (Proama) avança com a chegada das vigas de metal que vão substituir a estrutura de concreto danificada após a colisão de uma balsa. As peças já começaram a ser soldadas para posterior instalação no local. Após essa etapa, o abastecimento será normalizado nas zonas norte e leste de Manaus.

Até domingo os esforços estão concentrados na soldagem das peças metálicas que formarão uma espécie de ponte que vai sustentar a tubulação por onde passa a água captada do Rio Negro. De acordo com o engenheiro da Etam, empresa responsável pelo reparo do Proama, Egleison Santiago, a expectava é que a partir de segunda-feira, quando deverá ser concluída a etapa de soldagem, as peças começaram a ser instaladas. “Depois de instalada a estrutura que vai receber o tubo de água, vamos trabalhar a soldagem do tubo de água”, detalhou.

O diretor da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), empresa responsável pela administração do Proama, Eraldo Beleza, informou que após o reparo da estrutura são necessários alguns dias para normalizar a captação e tratamento da água captada do rio e redistribuí-la para a empresa Manaus Ambiental, responsável pelo abastecimento da população.

O Governo do Estado aguarda também a conclusão de inquéritos conduzidos pelo Departamento de Polícia Técnico-científica da Polícia Civil (DPTC) e pela Marinha do Brasil para apurar as responsabilidades pelos danos causados e posterior cobrança de ressarcimento dos gastos com a reconstrução da área danificada.

Foto: Nathalie Brasil/Agecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.