Núcleo da Mulher da DPE promove debate  sobre mulheres negras vítimas de violência

A roda de conversa acontece nesta sexta-feira, dia 23, às 14h, no auditório da unidade da DPE da rua 24 de Maio, 321, Centro

Manaus, AM – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo Especializado em Atendimento da Mulher Vítimas de Violência Doméstica (Naem), realiza a 1ª edição do projeto Roda de Conversa, nesta sexta-feira (23/11), com o tema “Mulheres Negras e a Violência – Um Raio X dos Números no Brasil e a Discussão de Políticas de Enfrentamento e Defesa”.

O debate terá início às 14h e será realizado no auditório da unidade da DPE da Rua 24 de Maio, 321, Centro. Os interessados podem se inscrever no site da Defensoria – www.defensoria.am.def.br.

As inscrições são gratuitas, mas o Naem está pedindo a doação de um quilo alimento não perecível, que será doado ao Espaço Acolher Casa de Sara, em Iranduba, que atende crianças e idosos.

Os participantes receberão um certificado de quatro horas. “É um projeto do Núcleo da Mulher de promover rodas de conversa sobre temas da mulher. É a primeira roda para aproximar a DPE da comunidade e dos movimentos sociais”, explica a defensora pública Caroline Braz Penha, responsável pelo Naem.

 Debatedoras do evento

Maria Magela  Mafra de Andrade Ranciaro: Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Antropologia Social na Área de Conhecimento, Povos Tradicionais e Mundo Rural Amazônico (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social  PPGAS – UFAM; tem experiência na área de Ciências Políticas, com ênfase em Sociologia Rural; atualmente é professora Associada nível I da Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora credenciada pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Michelle Andrews: produtora cultural; fundadora do Coletivo Difusão e coordenadora  do Centro Popular do Audiovisual; atua junto a movimentos sociais e organizações do terceiro setor desde 2004. Elabora e executa projetos culturais e de diversas linguagens artísticas. É ativista feminista, do movimento negro e da cultura.

Francimar Santos Júnior: professora de História; Pós Graduada em História e Cultura Afro brasileira.

Sebastiana Silva: atua na Coordenadoria estadual da Aliança Nacional LGBTI+ e está na Gerência de Diversidade e Gênero, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Giselle Menezes dos Santos Postal: psicóloga clínica, gerente do Cream – Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher.

Luciana Maria Verçosa Farias: cientista social; analista municipal; socióloga coordenadora do Centro Municipal de Referência dos Direitos da Mulher.

Marta Valéria da Cunha Sponton: representando o Movimento de Mulheres Camponesas do Amazonas;

Elizangela de Almeida Silva: representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

Amazoninrede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.