Nova Caderneta da Gestante começa a ser distribuída pela Semsa

cadernetaManaus – A Prefeitura de Manaus iniciou a distribuição de 32 mil unidades da Caderneta da Gestante na rede municipal de saúde. As novas cadernetas, elaboradas pelo Ministério da Saúde, irão substituir o antigo Cartão da Gestante e têm como principal foco o estímulo ao protagonismo da gestante durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, além de servir como instrumento mais completo de avaliação para os profissionais no acompanhamento da saúde da mãe e do bebê.

Na última terça-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a apresentação da caderneta para profissionais das 245 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que oferecem o pré-natal em Manaus. Os Distritos de Saúde (Disa) Sul, Leste e Oeste foram os primeiros a receber o novo instrumento e as equipes de cada distrito também devem participar de reuniões para conhecer o novo formato. O destaque da caderneta são os espaços ampliados para inclusão de dados sobre saúde da gestante e do bebê, além de informações de serviços adicionais para a mulher e a criança nas diversas fases da gestação.

 “A caderneta, ao contrário do cartão da gestante, tem espaço para informações sobre os direitos civis e trabalhistas da mulher antes e depois do parto, dicas para uma gravidez saudável e sinais de alerta, informações sobre amamentação e os benefícios do parto normal. Inclui também um espaço específico sobre o atendimento odontológico, que é realizado durante o pré-natal nas UBS’s e para que mães e pais possam escrever sobre suas impressões e sentimentos durante a gravidez”, informou Rita de Cássia Castro de Jesus, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa.

Com a implantação da Caderneta da Gestante em todas das UBS’s, a expectativa é de que ocorra maior adesão das mulheres gestantes ao pré-natal, instrumento essencial para que mãe e bebê alcancem o momento do parto com saúde e segurança. O Ministério da Saúde recomenda um mínimo de sete consultas de pré-natal, além da participação em ações educativas, avaliações físicas, exames laboratoriais e de imagem de forma periódica, atualização vacinal, entre outros atendimentos.

 Treinamento

 Durante o lançamento da Caderneta da Gestante nos Distritos de Saúde, a Semsa também está orientando os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e diretores das UBS´s, sobre o uso adequado do novo documento, que deve ser distribuído às gestantes na consulta de pré-natal.

 “São os profissionais de saúde que irão fazer a entrega da caderneta à gestante e esse trabalho precisa ser feito de forma qualificada para que a mulher possa entender a importância do documento para a própria saúde”, alertou a assistente social Neide Negreiros, uma das coordenadoras do trabalho de apresentação da caderneta para os profissionais de saúde.

 O Ministério da Saúde também está disponibilizando um espaço no endereço eletrônicowww.saude.gov.br/mulher para que os profissionais da área apresentem sugestões ou dúvidas sobre a Caderneta da Gestante.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.