No carnaval deste ano teremos o Rio-Nal no gramado e no Sambódromo

Amazonianarede – Osny Araújo

Manaus – 2013, ano em que dois dos mais tradicionais e queridos clubes de Manaus comemoram centenário, o Nacional, que já completou cem anos e o Rio Negro que ainda vai comemorar a data, serão homenageados no Carnaval amazonense pelas Escolas de Samba Vitória Régia e Presidente Vargas, respectivamente, o que significa dizer que neste ano o Rio-Nal não se resumirá apenas no futebol onde existe uma grande, porém saudável rivalidade.

Como dá para notar, o Rio-Nal em 2013, não apenas será jogado nos campos , mas dançado no sambódromo, no grande desfile de carnaval, para a alegria dos foliões e das duas imensas torcidas. Sem nenhuma dúvida, um Rio-Nal diferente, sem bola e árbitro, mas com muita alegria, tamborim e jurados.

Com tradição nos esportes, especialmente no futebol e nas grandes festas carnavalescas em seus salões, o Rio-Nal, a exemplo do futebol, também promete empolgar na passarela do samba, com as homenagens que serão pre3stadas por dois importantes bairros de Manaus, através das suas Escolas de Samba. A Praça 14 de Janeiro ( Vitória Régia) e o Presidente Vargas, antiga Matinha ( Presidente Vargas), que se preparam com esmero,muita responsabilidade e animação ara homenagear os dois importantes e mais populares clubes de Manaus.

ORDEM DAS HOMENAGENS

Fazendo jus ao apelido do clássico, expressão criada pelo saudoso jornalista Guilherme Gadelha, do Jornal do Commercio, o Rio negro será o primeiro a ser homenageado, considerando que a Vitória Régia será a primeira a desfilar Escola de Samba “ Presidente Vargas”, que entrará no “sambódromo” exaltando o Atlético Rio Negro Clube, que ainda vai comemorar os cem anos de fundação no dia 13 de novembro, o enredo” Em seus espelhos se reflete a tradição, nos esportes, garra e coração” – Atlético Rio Negro Clube, cem anos de amor e peixão”.

A Escola desfilara com dois mil componentes distribuídos em, vinte e três alas e cinco carros alegóricos.
Durante a apresentação da “Presidente Vargas”, vários important4s momentos vivido pelo clube serão relembrados no “sambódromo” como o tradicional Porto de Honra, os bailes infantis, o a rigor, baile das debutantes, produção de misses e tantos outros acontecimentos que marcaram e marcam a vida do clube social e culturalmente.

O presidente da Escola, Garcia Neto, não tem dúvida de que com esse enredo e com a força do clube e a animação dos seus foliões, a Escola fará um grande desfile e dessa forma se manterá no Grupo Especial das Escolas de Samba do carnaval amazonense.

NACIONAL, JÁ CENTENÁRIO

Já o Nacional Futebol Clube, que no último dia 33 festejou o seu centenário ( o Rio Negro também foi fundado num dia 13), terá a sua gloriosa e emocionante história centenária contada e cantada no “sambódromo” pela Verde e Rosa da Praça 14 de Janeiro, a campeonissima Escola de Samba Vitória Régia, com a participação de mais de três mil e quinhentos componentes.

Paixão dos brasileiros, o caraval deste ano será também motivo de muitas alegras para os carnavalescos e apreciadores das folias de Momo.

A Escola será a segunda a desfilar e com a grande responsabilidade de contar cantando e sambando a história do primeiro clube do Amazonas que já comemorou o centenário.

Nos suas várias ala, acompanhados de bem elaborados carros alegóricos, a Escola cantará a história do Naça, o Clube Mais Querido do Amazonas, falando dos seus 40 títulos de campeão amazonense de futebol, da sua participação em outros esportes, das festas em seus salões, da animação da sua torcida nos estádios e da importância sociocultural do clube no Amazonas.

Uma das peculiaridades do desfile da Vitória Régia, será o respeito que o Nacional e a sua torcida sempre tiveram pelos seus valorosos adversários, por isso, esses grandes rivais também serão homenageados por uma ala inteira, considerando que eles ajudaram o Leão da Vila da escrever essa história centenária de muitas glórias, conquistas e paixão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.