Amazonianarede – Assessoria
Manaus – O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), fez balanço positivo em 2012, destacando o trabalho realizado no Sul de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus), área considerada de grande conflito agrário e onde o INCRA mantem assentamentos de reforma agrária.
Durante evento realizado nesta manhã, o GGI também homenageou servidores do sistema e autoridades que se destacaram e contribuíram para a melhoria da segurança pública no Amazonas.
Em 2012, o GGI coordenou, pelo menos, 50 reuniões para mediar conflitos como desapropriações de terras em Manaus e no interior, conflitos agrários no Sul do Amazonas e ainda traçar planos estratégicos de grandes eventos no Amazonas, com o Carnaval, Festival de Parintins e Eleições Municipais, entre outros.
O conflito agrário no Sul do Amazonas foi um dos assuntos debatidos nas reuniões do colegiado. Segundo o secretário-executivo do GGI, delegado Frederico Mendes, depois de vários encontros temáticos, a Ouvidoria Agrária disponibilizou recursos ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que fossem repassados à Polícia Militar, de forma a dar subsídios às ações da Polícia Militar nessas áreas de difícil acesso.
“O Estado também designou dois delegados para atuar em Lábrea e Humaitá. Estamos buscando alternativas para tentar controlar a violência nessa região e temos encontrado apoio em todas as esferas por meio do GGI”, ressaltou Frederico.
Homenagem
Durante o encontro para apresentar o balanço das ações de 2012, o GGI prestigiou e homenageou diversas autoridades do sistema e outras instituições que atuaram nas reuniões do Gabinete e contribuíram para o fortalecimento do sistema. Entre os homenageados estão: o comandante geral da PM, coronel Almir David, o delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Pinheiro, a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Mônica Melo, representantes do Manaustrans, Defesa Civil, Polícia Federal, Casa Civil, Secretaria Estadual de Cultura e servidores da SSP.
O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital de Menezes, disse que essa homenagem é uma forma de agradecer o empenho de todos nessa tarefa de prover a segurança da sociedade. “É em trabalho delicado, contudo os servidores têm mostrado muita vontade em colaborar com as atividades”, disse.