(Foto: Alex Pazuello – Agecom)
Os municípios de Iranduba, Manicoré e Tefé receberam nesta quinta-feira, 29 de agosto, kits de defesa civil compostos de aparelhos GPS, máquinas fotográficas, tablets e veículos com tração 4×4.
O material foi entregue pelo titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), coronel Roberto Rocha, e o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun.
Os kits fazem parte de um programa do Governo Federal de fortalecimento dos trabalhos das Defesas Civis municipais e foram repassados pelo Ministério da Integração Nacional. Cada um custou cerca de R$ 130 mil. Nessa primeira fase, 91 cidades brasileiras vão receber o material e até o final do programa, em 2014, esse número deve chegar a 821 municípios.
De acordo com o coronel Roberto Rocha, a ação vai auxiliar os municípios a estruturarem seus órgãos municipais de Defesa Civil, além de prevenir desastres e de ajudar a acabar com a cultura de não prevenção de riscos, ainda existente, principalmente em cidades do interior. “Além de estrutura os municípios, o benefício servirá para estimular outros municípios para a criação de suas coordenadorias, junto ao órgão estadual”.
Para receber os equipamentos, os municípios amazonenses precisaram cumprir alguns pré-requisitos, como explicou Armin Braun. “Primeiramente esses municípios devem estar licitados e mapeados pelo Governo Federal como de maior risco de desastre no Brasil. Após esse mapeamento são selecionados os municípios de maior risco e o município tem que cumprir requisitos basicamente relacionados à organização da Defesa Civil Municipal”.
O prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, destacou a importância dos kits para que o município consiga atender melhor os casos de emergência e prevenir problemas futuros. O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, já enviou kits de defesa civil para municípios de outros 12 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Reunião – Gestores Estaduais de Defesa Civil de todo o Brasil iniciaram nesta quinta-feira, em Manaus, no Hotel Park Suítes (avenida Coronel Teixeira, nº 1.320-A, Ponta Negra, zona oeste), a 5ª Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), que acontece amanhã. O Congepdec é formado pelos coordenadores estaduais de defesa civil do Brasil. A entidade é presidida pelo secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), coronel Roberto Rocha. A pauta da reunião discute sobre a adequação da Instrução Normativa nº 01, de 24 de agosto de 2012, a preparação para a Copa de 2014, a transferência voluntária de recursos financeiros, além de problemas vinculados a cada Defesa Civil Estadual e palestras técnicas da área de Defesa Civil.
Os membros do Conselho, que se reúnem a cada quatro meses, têm como objetivo avaliar as políticas e diretrizes nacionais relacionadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil. O Conselho busca, ainda, promover estudos na área de proteção e defesa civil, criando um intercâmbio para conhecimento e troca de experiências com as organizações nacionais e internacionais, objetivando o aprimoramento técnico-profissional e cientifico dos integrantes do Conselho.