Mulheres se destacam na produção do açaí nas ilhas do Pará

No Pará as mulheres ajudam no trabalho com o Açai
No Pará as mulheres ajudam no trabalho com o Açai
No Pará as mulheres ajudam no trabalho com o Açai

Pará – As mulheres estão se destacando na produção de açaí nas ilhas de Belém. Na ilha de Jussara, na região insular de Belém, a extração do açaí é a principal atividade econômica, feita hoje de forma programada, garantindo a renda às famílias durante praticamente todo o ano.

É por lá que as mulheres estão fazendo muito bem a parte delas.   Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), as mulheres locais são as representantes de seus companheiros junto às instituições de assistência e agentes financeiros.

Quase 50% dos acessos ao crédito rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), da linha Floresta, é das mulheres.

Para falar sobre o assunto, o programa Nossa Terra entrevistou o engenheiro agrônomo da Emater, Lucival Chaves, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a novidade.

Segundo ele, o diferencial se dá por conta da capacidade das mulheres de compreenderem mais que os homens a ação da empresa e, por ter importante poder de decisão no grupo familiar, acaba acionando o marido e os filhos também para o trabalho.

Lucival Chaves contou que a mulher tem mais facilidade no manejo do açaí, assim como em todas as outras atividades manuais. Para colher o açaí das estipes, por exemplo, as mulheres da ilha de Jussara manuseiam com mais cuidado o fruto, assim como no processo produtivo.

Amazonianarede-EBC

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.