Mulheres e crianças participam de oficina de sabão do óleo de cozinha no residencial do Prosamim

Mulheres e crianças participam de oficina de sabão do óleo de cozinha no residencial do Prosamim

Manaus, AM – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou, nesta terça-feira (8), uma oficina de sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha no Parque Residencial do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. A ação ambiental foi comandada pelo biólogo José Cintra.

A oficina de sabão faz parte do calendário das atividades do residencial Liberdade e é realizada mensalmente com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a destinação correta do óleo de cozinha.

“Sempre sou convidado para comandar essa oficina, que surgiu devido aos constantes entupimentos das caixas de gordura do residencial. Antes, os moradores tinham o hábito de despejar o óleo diretamente na pia, e isso ocasionava o entupimento das caixas.

Para evitar que esse  problema voltasse a acontecer, a coordenação do parque decidiu fazer a oficina”, comentou o biólogo, que explicou ainda que o sabão pode ser uma fonte extra de renda.

“Além de ensinarmos sobre a destinação correta do óleo e falar sobre como isso pode ajudar a preservar o nosso meio ambiente, o sabão também pode contribuir para melhorar a renda das famílias.

Comércio

Em alguns lugares, muitas  pessoas já comercializam o sabão feito do óleo de cozinha”, completou.

Pela segunda vez, a moradora Ruth Costa, 30, participou da oficina. Ela disse que, na sua casa, o óleo não vai mais para a pia há muito tempo.

“Eu coloco tudo em garrafas pets e entrego para a coordenação do residencial. Faço isso semanalmente. Eu participo sempre que posso da oficina e gosto porque aprendemos a ter mais consciência sobre o meio ambiente, mas também porque esse sabão é ótimo para as atividades domésticas. O meu fogão fica brilhando quando limpo com ele”, comentou.

Para fazer o sabão caseiro foram utilizados dois litros de água, um quilo de soda cáustica, cinco litros de óleo de cozinha coado e essência aromatizante e corante. Todos os ingredientes foram misturados em um recipiente e após atingir o ponto de sabão foram colocados em formas. O processo todo durou pouco mais de 15 minutos.

Amazoninarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.