MPE tentou “melar” mas o jogo beneficente dos Amigos, na Arena está confirmado

O jogo beneficente, será em palco de Copa do Mundo, a Arena da Amazônia

 

Os amigos Ze Aldo e Pizzonia, com amigos
Os amigos Ze Aldo e Pizzonia, com amigos

Amazonas – A realização da partida beneficente “Amigos do José Aldo x Amigos do Pizzonia”, marcada para este sabado, às 18h (19h de Brasília), na Arena da Amazônia, está confirmada. O Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas protocolou uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pedindo liminar para suspender o jogo por conta de “despesa ilegítima e antieconômica”. Apesar da tentativa do MPE, o Governo Estado, conseguiu responder  as indagações do Ministério publico e o jogo beneficiante dos amigos, está confirmado.

O Ministério Público do Amazonas, tentou “melar” o jogo beneficente envolvendo os amigos de José ,Aldo  e Antônio Pizzonia, mas o Governo do Estado  anuncia que o jogo que já esgotou todos s ingressos, pagos com pelo menos  1 k de alimentos, está confirmado para a Arena da Amazônia, neste domingo.

De acordo com o documento assinado pelos procuradores Carlos Alberto Souza de Almeida e Elissandra Monteiro Freire Alvarães, os órgãos responsáveis pela partida, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), precisam explicar de onde vem o dinheiro que pagará despesas com hospedagem, passagens aéreas, alimentação e cachê em favor das personalidades com presença confirmada.

O documento ainda diz que, “com a realização do jogo amistoso, que envolverá a participação de inúmeras celebridades, não se pode afirmar ao certo que o princípio da economicidade será observado, tampouco  que o benefício esperado será proporcional e compatível com o gasto realizado”.

Além disso, os procuradores reiteram o pedido de medida cautelar liminar, até que haja demonstração de todos os custos envolvidos. O documento pede ainda que os gestores das secretarias responsáveis sejam notificados.

O pedido de liminar foi protocolado nesta quinta, dia 25, às 12h27. No entanto, a solicitação ainda não foi analisada pelo presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, que devido a problemas de saúde não compareceu nesta quinta ao tribunal. Por telefone, o chefe da casa explicou ao Globoesporte.com que analisará o documento nesta sexta e tomará uma posição a respeito da solicitação. E, por enquanto, disse que não tem como opinar sobre o assunto.

Resposta da Sejel

A Sejel, uma das apoiadoras do jogo, declarou os gastos do amistoso. De acordo com o assessor jurídico da pasta, Caio Oliveira, todos os artistas e jogadores aceitaram participar da partida sem cobrar qualquer tipo de cachê. Em relação às passagens, todas partiram por meio de patrocínio privado. José Aldo conseguiu cerca de 16 passagens; Fabrício Lima, ainda como vereador, conseguiu 12; e Pizzonia conseguiu algumas, sem números específicos apontados.

O assessor jurídico da Sejel explicou ainda que a hospedagem fica por conta do Hotel Blue Tree, em parceria com a Sejel, que cedeu estadia para os visitantes. Já em relação aos gastos com a Arena da Amazônia e quadro móvel, não haverá gastos. Isso porque o jogo amistoso servirá como evento-teste para as Olimpíadas e por ser uma partida beneficente.

O quadro móvel, que inclui segurança e trabalhadores será composto pela Polícia Militar do Amazonas e voluntários.

De acordo com o secretário da Sejel, Fabrício Lima, que assumiu recentemente a pasta e idealizou o jogo beneficente quando era vereador, a partida, que conta com o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, aguardará a notificação e afirma que o Ministério de Contas está em seu direito em averiguar a situação.

–  É um direito deles (Ministério de Contas) se preocupar e analisar as contas do Estado. E verão que não teremos gastos. Trabalhamos com voluntários e empresas parceiras. Vou aguardar a notificação e, se for preciso, vou pessoalmente ao ministério de contas prestar as contas.

O jogo beneficente, será em palco de Copa do Mundo, a Arena da Amazônia
O jogo beneficente, será em palco de Copa do Mundo, a Arena da Amazônia

Jogo beneficente

A partida deverá ter casa cheia.  No início desta quarta, foi anunciado que a troca de ingressos (por alimentos) para o jogo foi encerrada. Ao todo, foram doadas cerca de 40 toneladas de alimentos. As trocas foram iniciadas no dia 12 de fevereiro e, em em menos de duas semanas, foi esgotada.

Caso a torcida compareça “em peso”, o estádio tem chances de registrar seu maior público desde sua inauguração. A atual marca é de 40.322, pertencente ao jogo Honduras e Suíça, pela Copa do Mundo.Os alimentos serão doados para ribeirinhos em situação de risco, no Amazonas.

O duelo Amigos do José Aldo x Amigos do Pizzonia reunirá várias personalidades do esporte, como Zico, Bebeto, Djalminha, entre outros. Antes do jogo principal, a Arena receberá uma partida preliminar entre as equipes Sub-20 de Rio Negro e São Raimundo. A rodada dupla é para testar setores de segurança, saúde e voluntariado para os jogos de futebol das Olimpíadas, que acontece em agosto.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.