Manaus – Todos os dias são verificadas situações de infrações de trânsito, envolvendo mototaxistas em Manaus, Hoje (31), pela manhã, um deles cometeu várias infrações “gravíssimas”, em apenas um trecho de pista, na avenida Constantino Nery. Após deixar uma passageira num dos condomínios que ficam na via, o condutor resolveu encurtar o caminho de volta, em direção à Zona Norte e avançou pela contramão até a faixa de pedestres, da plataforma Tocantins.
O moto táxi esperou o semáforo fechar para os veículos para atravessar a faixa e, logo adiante, passar por cima da divisória usando a parte destinada a cadeirantes e retornar pela Constantino.
Com a atitude o motoqueiro colocou em situação de risco dezenas de pedestres que faziam a travessia naquele local e ainda se expôs a acidentes como uma colisão com outro veículo.
Apesar de apenas 1600 mototaxistas terem vencido a licitação da Prefeitura de Manaus, o número em circulação pela cidade é incalculável. De acordo com afirmações da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU – em breve terão início as fiscalizações, envolvendo o órgão, o Detran-AM e a Polícia Militar, para tirar definitivamente de circulação essas pessoas sem preparo e qualificação para fazer o transporte de passageiros em motocicletas.
Texto e Fotos: Sérgio Costa