Morre aos 80 anos, vitima de AVC o artista plástico Oscar Ramos

Manaus, AM – De acordo com informações obtidas pela reportagem, o velório será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, local de onde foi o primeiro diretor, após a revitalização do espaço para fins culturais, na década de 90

Nascido na cidade de Itacoatiara, o artista amazonense Óscar Ramos morreu na manhã desta quinta-feira (13), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado no Hospital Beneficente Portuguesa, no Centro de Manaus.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, o velório aconteceu no Centro Cultural Palácio Rio Negro, também no Centro da capital, local de onde foi o primeiro diretor, após a revitalização do espaço para fins culturais, na década de 90.

Trajetória bonita

Nascido em Itacoatiara, distante 269 km da capital Manaus, Óscar Ramos teve seus primeiros contatos com arte ainda criança. Sempre ao lado das artes plásticas, ele se entranhou também pelo cinema, onde consolidou-se como diretor de arte, conquistando diversos prêmios na área, incluindo três estatuetas no Festival de Cinema de Gramado, principal premiação do cinema brasileiro.

Óscar participou com outros artistas do “boom” cultural no Estado, desde meados dos anos 50.

O artista foi protagonista de um dos movimentos artísticos mais proeminentes para cultura do Estado, o “Clube da Madrugada”, onde importantes nomes da produção cultural do Amazonas se encontravam em horários alternativos para trocar experiências e fortalecer iniciativas independentes, que entre outros nomes contou com a participação da literária de Anne Rice e do cantor Caetano Veloso, durante a tropicália.

Atualmente, desenvolvia projetos de curadoria, no Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade.

Amazoninarede-AC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.