Ministro de Minas e Energia vem a Manaus visitar obras de expansão da Eletrobras

Lechuga1

Lechuga1

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acompanhado do presidente da Eletrobras, José da Costa Neto e do diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira da Silva, além de uma comitiva formada por secretários do Ministério de Minas e Energia (MME), chega a Manaus, nesta segunda-feira (15).

O motivo da visita de Lobão é acompanhar de perto as obras de expansão e de melhorias que estão sendo realizados na capital amazonense e Região Metropolitana. As obras irão dar maior confiabilidade e fortalecimento ao sistema elétrico de Manaus. O ministro visitará alguns canteiros de obras da empresa onde serão construídas subestações e linhas de transmissão de 230/138/69 kV.

Na ocasião, Edison Lobão também participará do evento de assinatura do contrato para implantação da Usina Termelétrica Mauá 3, que será realizada na Sede do Governo do Estado, localizada na avenida Brasil, s/n, Compensa, às 12h.

A Usina Termelétrica (UTE) Mauá 3 será de propriedade da Eletrobras Amazonas Energia. O empreendimento representa um grande passo no processo de mudança da matriz energética no Estado do Amazonas, entrando para a história da região como a maior usina a operar com gás natural. O empreendimento terá potência instalada de 583 MW, operando em ciclo combinado (gás e vapor) .

A nova usina irá utilizar, de forma mais eficiente, o gás natural proveniente da plataforma de Urucu (Coari). Serão cerca de 2.300.000 m³/dia, transformados em energia elétrica para atender a capital e parte do Estado do Amazonas, que já estará conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Mauá 3 utilizará tecnologias mais modernas e de alto desempenho. Isso irá propiciar ao sistema elétrico maior confiabilidade, segurança e significativos ganhos ambientais, além de garantir energia de maior qualidade para o desenvolvimento da região.

O início da operação da nova termelétrica está previsto para o primeiro semestre de 2014 e o investimento total é da ordem de R$ 1,1 bilhão.

Além da UTE Mauá 3, a Eletrobras Amazonas Energia está construindo um novo sistema de transmissão de energia elétrica para Manaus e Região Metropolitana, o que irá fortalecer a rede e assegurar um melhor serviço de fornecimento de energia elétrica.

São subestações e linhas de transmissão de 230 e 138 kV que permitirão a conexão do SIN, por meio do ‘linhão’ de Tucuruí, de 500 kV, até o primeiro semestre de 2013.

As obras de expansão vão garantir maior robustez ao sistema elétrico, melhorando o atendimento energético à cidade de Manaus e Região Metropolitana, com alto padrão, ampliando a confiabilidade do serviço de fornecimento de energia elétrica para toda a população.

(Fonte:Ascom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.