Os fiéis iniciaram o evento com uma procissão pelas principais avenidas do Centro. Cantando, rezando e agradecendo, muitos celebravam as graças alcançadas
Manaus, AM – Milhares de pessoas se reuniram no Centro de Manaus no fim da tarde desta quinta-feira (20), para celebrar a solenidade de Corpus Christi. O evento tradicional para os fiéis da Igreja Católica, que exalta o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, além de representar a mensagem anunciada através da eucaristia, percorreu várias ruas do local.
Os fiéis iniciaram o evento com uma procissão pelas principais avenidas do Centro. Cantando, rezando e agradecendo, muitos celebravam as graças alcançadas e refletiam o momento importante para o catolicismo.
A comerciante Nilda Passos, de 52 anos, participa da celebração todos os anos e agradece o momento de fé.
Espiritualidade junto a Jesus
“Hoje nós celebramos a espiritualidade junto de Jesus. O evento de hoje é a continuidade da Celebração de Pentecostes. Para mim, representa a renovação da minha espiritualidade e fortifica mais ainda a presença de Jesus”, falou ela, que esteve com o esposo na programação.
O evento organizado pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana, teve como tema: “Eucaristia, Vida e Missão no chão da Amazônia”. Para os fiéis, como a agente administrativa Daniele Aires, 41, é um momento importante para ela e toda a sua família.
“Venho sempre e trago eles comigo.
A fé é algo presente na nossa casa, onde ensino os meus filhos sobre o amor de Cristo. Hoje, o corpo de Cristo está sendo representado. Todos os dias fazemos orações e sabemos que devemos colocar Deus acima de tudo”, falou.
A procissão, que lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida, finalizou com uma adoração solene e bênção do Santíssimo Sacramento, realizado em um palco montado na avenida Eduardo Ribeiro. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Ma
Tapetes
Na Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade, os fiéis, pela primeira vez, elaboraram uma peça de 22 metros de extensão para marcar a significativa data religiosa.
Já na igreja Nossa Senhora de Nazaré, foi confeccionado um gigantesco tapete de serragem, onde passou a procissão do santíssimo sacramento, ainda no horário da manhã. A confecção dos tapetes é uma das muitas manifestações do catolicismo, onde os fiéis expressam a fé por meio de símbolos católicos.
Celebrar a Eucaristia
A Solenidade de Corpus Christi, é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Ela acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa.
A data que não é fixa e acontece logo após o domingo na Santíssima Trindade, comemorado no último dia 16 de junho, também tem como tradição a confecção dos tradicionais tapetes serragem, borra de café, farinha e outros materiais.
A iniciativa, segundo os representantes da Igreja Católica, é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia. Em Manaus, esse ano, duas paróquias fizeram a confecção dos tapetes durante a madrugada e manhã de ontem.
Amazoninarede-Acritica