Metodologias de ATER beneficiam famílias rurais em Barreirinha (AM)

Mudas de banana
Mudas de banana

Agricultores familiares do município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), participaram no período de 1 a 4 de abril, de duas Demonstrações de Métodos (DM’s) promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). A primeira DM sobre multiplicação de mudas de bananeira aconteceu na comunidade de Santa Vitória do Coatá. E a segunda sobre plantio de pimenta- do- reino foi ministrada no lago Itapecuru.

Com a participação de dezesseis famílias rurais o técnico agrícola Loureflan Rodrigues da Silva, demonstrou na prática as técnicas adequadas para cada plantio. Conforme Silva, o cultivo da banana é a principal atividade desenvolvida pelas famílias na comunidade Santa Vitória do Coatá, onde a área plantada é de 187 hectares e entre as principais cultivares destaca-se a pacovã, prata e maçã. A produção é de 144 tonelada/ano.

Na DM sobre plantio de pimenta-do-reino, os agricultores receberam orientações sobre preparo de área, espaçamento e aplicação de calcário. Durante a atividade foram plantadas 230 mudas de pimenta-do-reino. A ideia é aumentar a produção que hoje é de aproximadamente duas toneladas.

Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.

Por: Paula Vieira – Idam-AM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.