
Manaus, AM – Nesta quarta-feira (15), o governador do Amazonas, professor José Melo, ressaltou a importância da união entre os entes federados para que a Política Nacional de Assistência Social tenha êxito pleno. “Nós temos que dar as mãos – prefeituras, governo do Estado e governo Federal – porque se somarmos esforços vamos mais longe e aquele que precisa do nosso trabalho será atendido de forma mais rápida e eficaz”.A afirmação foi feita durante o terceiro dia de atividades do III Encontro Estadual de Gestores e Técnicos da Assistência Social, que se estende até a próxima sexta (17), no auditório “Dorinha Prado” (avenida Darcy Vargas, nº 77, bairro Chapada, zona centro-sul).
O evento é destinado aos secretários municipais da assistência social e técnicos de referência e tem como finalidade a capacitação para a organização, estruturação e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Melo elogiou o trabalho desenvolvido pelos secretários e técnicos da assistência social no interior do Estado. “Os gestores e técnicos municipais são uma espécie de anjos da guarda do social. É com ajuda desses profissionais que os nossos usuários conseguem alcançar as políticas públicas”, frisou.
Prestação de contas
Este terceiro dia de evento também contou com presença do secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, e da diretora executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Alves, representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que abordou o tema “Perspectivas, Desafios e Avanços na Gestão e Financiamento do Suas”.
“O que trazemos de alerta para os novos gestores, é que tomem consciência de conhecer o que foi executado pela gestão passada, fazer conciliação de todas as contas e organizar suas documentações, pois em março, o Ministério vai disponibilizar o sistema para a prestação de contas”, informou a diretora.
Mudanças
Durante o evento, ainda foi apresentada a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Na ocasião, a secretária executiva da Seas, Jane Mara Moraes, falou sobre as mudanças na Secretaria, conforme a Política Nacional de Assistência Social.
“Cinco anos atrás, a Seas executava projetos de proteção social básica, que não eram da sua obrigatoriedade, mas da competência do município de Manaus. Hoje, os recursos estão direcionados à proteção social especial, ou seja, destinados às famílias e indivíduos que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas”, informou Jane Moraes.
A iniciativa de apresentar a nova estrutura da Seas é fazer com que os gestores municipais da assistência também promovam mudanças que vão desde a nomenclatura das secretarias até o desenvolvimento de serviços, programas e projetos voltados à população que vive em situação de vulnerabilidade social.
O III Encontro Estadual de Gestores e Técnicos da Assistência Social encerra no dia 17, com a apresentação dos novos membros do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas) e da Comissão Intergestores Bipartide (CIB/AM).
Amazonianarede