Envira, AM – O governador do Amazonas, José Melo, anunciou um pacote de investimentos destinado à urbanização e melhoria do sistema abastecimento de água em Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus em linha reta). As obras, que terão início no final do mês de abril, incluem a recuperação de todo o sistema viário do município e expansão do complexo de água encanada.
O anuncio foi feito nesta quarta-feira (30), durante visita a cidade para a entrega de 94 tablets para professores da rede municipal de ensino.
“No final de abril, as maquinas estarão aqui para asfaltar todas as ruas aqui de Envira. Mas não vamos parar por aí. Também vamos asfaltar a estrada que liga o município a Feijó, acabando com o isolamento que a população sofre em épocas de cheia”, afirmou o governador.
De acordo com Melo, já no começo de abril, o Governo do Amazonas deverá liberar R$ 1,6 milhão para o projeto de abastecimento de água e R$ 492 mil para a conclusão das obras de um ginásio poliesportivo. “Nossa meta é garantir águas nas casas, asfalto nas ruas, lazer para nossas crianças e a abertura da vicinal pavimentada, para andarmos com o projeto de piscicultura em Envira”, explicou.
O prefeito de Envira, Ivon Rates, comemorou o anuncio da revitalização do sistema viário, que, de acordo com ele, chegou em um momento mais que oportuno, uma vez que 50% da cidade sofre com a falta de asfaltamento. “São 22 quilômetros de ruas sem pavimentação, com metade da população vivendo em ruas sem condições de tráfego. Por isso, além do impacto na infraestrutura, essas obras trarão benefícios sociais e de cidadania para todos”.
UEA e Banco do Povo –
Além dos investimentos, o governador José Melo também anunciou para este ano a inauguração de uma unidade do Banco do Povo e o inicio das obras de uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Envira.
Segundo José Melo, o banco deverá ser inaugurado ainda no mês de junho e a universidade deverá ficar pronta em 2017. “Com essas medidas, nós criamos oportunidades tanto para os pequenos empreendedores da cidade, que terão acesso a crédito com juros de apenas 3% ao ano, quanto para os nossos jovens, criando acesso à educação de nível superior de qualidade, que é uma das prioridades do nosso governo”.
Tablets
Na ocasião, o governador José Melo fez a entrega de 94 tablets educacionais para professores da rede municipal de Envira. A ação faz parte do Pacto pela Educação do Amazonas, lançado pelo governo estadual, visando elevar os indicadores de qualidade do ensino público. Os equipamentos já beneficiaram mais de dez municípios, incluindo Manaus, e vão atender um total de 28 mil educadores que atuam no ensino fundamental nas redes municipais.
O uso da tecnologia em sala de aula é um elemento a mais para contribuir com o trabalho do professor e ajudará a melhorar o rendimento das atividades escolares. Para a professora de matemática, Magna da Silva, que é adepta do uso de aparelhos como notebooks e projetores em sala, a tecnologia vai ajudar os professores a se inteirarem com as novidades docentes em tempo real.
“A possibilidade de poder apresentar conteúdos interativos para meus alunos, apenas acessando na palma da mão é muito animadora. Isso com certeza aumentará tanto a minha produtividade quanto a das crianças, já que teremos um universo infinito de conteúdos”, comentou.
Amazonianarede-Secom